Fato Real
Você Repórter

Novo Fechamento pode gerar grande desemprego em Lafaiete

Levantamento da FECOMERCIO e do SINDCOMERCIO apresentam dados do CAGED que mostram o impacto nos empregos em Conselheiro Lafaiete, e servem como alerta diante do novo fechamento do comércio.

A partir desses dados fica ainda mais clara a necessidade de se buscar outras formas de combater o contágio pelo coronavírus. O foco do combate às aglomerações deve estar onde elas acontecem e não no fechamento do comércio.

A comparação dos dados do emprego, na cidade, dos anos de 2019 e 2020 mostram que foram perdidas 954 vagas. A perda de vagas só não foi maior pelas providências tomadas pelas empresas a partir das possibilidades criadas pela MP 936.

É possível observar que as medidas previstas, propiciaram a realização de 11.171 alterações em contratos de trabalho, contribuindo para evitar milhares de potenciais demissões.

O impacto da crise sobre o Comércio de Bens e Serviços também se destaca mostrando que esses foram os setores afetados de maneira muito grave, respondendo por 94% dos ajustes em contratos de trabalho.

É importante lembrar, que durante o novo fechamento do comércio, determinado por decreto municipal, a partir do último dia 10 de janeiro, não existirão as medidas de apoio emergencial citadas aqui, utilizadas em quase 12 mil contratos de trabalho. 

Assim caso, permaneça essa situação, as empresas, já combalidas pela longa crise, não terão opções, o que poderá gerar um grande número de demissões. 

O SINDCOMERCIO, reitera mais uma vez, a necessidade urgente de se buscar outras formas mais eficientes para o combate ao coronavirus. 

É imprescindível para a se obter resultados e não sacrificar empresas e empregos, que o foco passe a ser as aglomerações e pontos de riscos de contágio, onde a fiscalização deve atuar.

 

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!