Fato Real
Você Repórter

Lions Clube de Lafaiete Centro promove campanha sobre a saúde ocular

Em tempos de isolamento social o uso excessivo das telas digitais pode ser prejudicial aos olhos.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus fomos obrigados a mudar drasticamente a maneira de nos relacionarmos com o mundo. Estamos obrigados a adotar o teletrabalho. Crianças, jovens e adultos começaram a estudar pelas plataformas digitais e o uso dos aplicativos em smartphones aumentou consideravelmente.

Festas, reuniões e aulas agora são realizadas nos ambientes virtuais e o que era um simples utensílio de comunicação passou a ser o meio de interação com o mundo externo. Hoje fazemos compras e vemos amigos e familiares pela tela do celular ou computador.

Toda essa mudança tem colocado a comunidade científica sob alerta, pois problemas de ordem emocional e física podem surgir.

Pesquisa elaborada pelo Instituto Delete — que faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — aponta que 52,6% dos entrevistados instalaram novos aplicativos para aumentar suas atividades digitais. Nesse sentido o Lions Clube de Lafaiete-Centro, preocupado com a saúde visual desses usuários da tecnologia, produziu um material informativo sobre a saúde visual.

O Projeto Visão tem por objetivo promover no ambiente escolar o debate e a conscientização a todos sobre a necessidade de se ponderar o uso das telas digitais. Sabemos que boa parte da Comunidade local passa pelo ambiente escolar, são crianças jovens e adultos que se encontram em salas de aula no ensino básico, médio e superior.

O desejo do clube é conscientizar acerca da saúde oftalmológica, e com o apoio dos Professores e Professoras conseguiremos abranger um número significativo de pessoas de nossa comunidade. No atual momento sabemos que os jovens estão realizando seus estudos no ambiente familiar e nesse sentido elaboramos uma carta a todos os profissionais da educação convidando-os a serem multiplicadores do projeto divulgando junto aos seus educandos e familiares os vídeos instrutivos elaborados.

O primeiro vídeo trata, com peculiar ludicidade, a importância de se afastar um pouco das telas de computadores e celulares e “aproveitar o mundo lá fora”. O trabalho elaborado pela Profa. CaL Miriam Pinheiro possui potencial singular para o debate sobre o assunto junto a crianças e jovens. Um momento importante para alertar e promover o debate sobre a necessidade de se usar com moderação as ferramentas de tecnologia. (https://www.youtube.com/watch?v=bRZM5aUfJII)

O segundo vídeo foi elaborado pelo Dr Gustavo Henrique de Lima Melillo, médico oftalmologista, que tomou como base informações divulgadas pelas: Academias Americana de Oftalmologia, de Pediatria e recomendações da Organização Mundial da Saúde — OMS. Nesse vídeo informamos sobre o tema e apresentamos embasamentos científicos. (https://www.youtube.com/watch?v=Yh7Q71bUrGs)

A Visão é uma das causas globais de Lions Clube Internacional e não poderíamos nos refutar, nesse momento tão importante, da promoção da saúde ocular em nossa Comunidade, pois “onde há uma necessidade há um leão”.

Nós servimos!

 

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!