Fato Real
Você Repórter

Lesma: reciclagem solidária

A Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA), em parceria com o Projeto Unidos Contra Fome e o Evento Natal Cultural da Afonso Pena entregou o Kit Cidadania, contando com carrinho e materiais de proteção ao reciclador Edmilson Gonçalves (Baiano). Esta foi a primeira ação do projeto Reciclagem Gerando Renda e a cerimônia de entrega, que seguiu todos os protocolos de distanciamento social e de higienização coletiva e foi marcada pela emoção e simplicidade. A entrega aconteceu no sábado (29/01) na Carroceria Tiago, bairro Santa Matilde, com a presença de parceiros, autoridades e amigos de Edmilson Baiano.

Grupo se reuniu para prestar solidariedade ao Baiano. Foto: Eric Menezes
Grupo se reuniu para prestar solidariedade ao Baiano. Foto: Eric Menezes


A ação baseia-se em atividades reativas e emergentes neste momento de reflexão afetiva causada pela pandemia, insegurança social no mundo e utilizando a solidariedade como forma de aproximação: Repensar, Reciclar e Reagir.

O primeiro beneficiado é residente no bairro Amaro Ribeiro. Baiano é catador de recicláveis e atua em três vias de grande importância no mundo atual: geração de renda, resgate da cidadania e preservação do planeta através de práticas sustentáveis, evitando o desperdício de materiais reutilizáveis. A ação contempla ainda, em etapas complementares, a inclusão digital para Edmílson e busca de legalização cadastral e previdenciária de sua situação trabalhista, procurando tirá-lo da informalidade e fortalecendo a prática da cidadania com dignidade.

Edmilson Baiano também ganhou um avental. Foto: Eric Menezes
Edmilson Baiano também ganhou um avental. Foto: Eric Menezes


Estiveram presentes os repórteres Amauri Machado, Eric Menezes (Boris) e Pablo Gonçalves (CL do Bem) e a representante do departamento Municipal do Meio Ambiente, Flávia. Destaque para as três filhas de Baiano (Kauane, Kailane e Maria Inês), crianças lindas e orgulhosas do seu pai valente.

Os construtores

Estiveram diretamente envolvidos na fabricação do veículo de trabalho de Edmilson: Coordenador Mauricio José Raimundo de Assis e os profissionais Zé Luiz, Osmir Camilo, Wagner Vieira, Elbino, Bahia, Preto Mecânico, Ronílson, Cosme, David e demais funcionários da Carroceria Tiago e Borracharia do Bahia.

Quem é Edmilson Baiano

Natural de Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador – BA, Edmilson tem 45 anos e é filho de dona Maria Inês e seu Odomiro, Com pouco mais de 20 anos Edmilson veio para Minas Gerais em busca de melhores condições de trabalho.

Morou um tempo em Belo Horizonte e instalou-se Contagem, onde trabalhou na construção civil.

Passou um período difícil nessa época por causa de seu envolvimento com drogas chegando a se tornar um dependente químico. Veio para Conselheiro Lafaiete, pelas mãos de um amigo, e aqui se recuperou-se do vício. Em nossa cidade, trabalhou como sitiante, lavrador e há mais de 10 anos trabalha como catador de materiais recicláveis.

E é com este trabalho que ele tira seu sustento, paga aluguel e cuida de suas três filhas: Kauane, Raiane e Maria Inês.  Cidadão brasileiro, honrado e de profissão esperança, ele nos cativa pela sua humildade sincera. Venha unir-se ao nosso sonho de cooperar e somar para que possamos, juntos, reagir contra as injustiças e descrença que assolam nossa realidade.

Baiano e suas filhas. Foto: Eric Menezes
Baiano e suas filhas. Foto: Eric Menezes


Sem gente não existe gente!

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!