Fato Real
Você Repórter

Festa dos 60 anos reafirma o prestígio da CNDL

Com a participação do Vice-Presidente da República, ministros, empresários e membros do Congresso Nacional, entidade se firma como a mais relevante representante do varejo nacional

Emoção, história e muitas homenagens. Assim pode ser resumida a concorrida cerimônia em comemoração dos 60 anos da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), realizada nesta quarta-feira (21), em transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube e acompanhada por todo o sistema CNDL. Ao longo da celebração, personalidades da República, empresários e entidades do setor produtivo se revezaram em homenagens que reforçaram a ideia de que CNDL é a mais importante representante do varejo do Brasil.

Iniciada às 19h, a comemoração foi conduzida pelo apresentador Paulo Leite e pelo presidente da CNDL, José César da Costa, que cumprimentou a audiência e convidou a todos para acompanharem a exibição de um vídeo que recontou a história da instituição dos seus primórdios aos dias atuais. “Não poderíamos deixar de homenagear a nossa entidade. Não poderíamos deixar de reunir as pessoas que tanto fizeram e fazem pelo setor do comércio e serviços e que estiveram em algum momento ao lado da CNDL”, disse o presidente.

O Vice-Presidente, Hamilton Mourão, reconheceu o papel da CNDL na recuperação do varejo após os piores momentos da covid-19

Logo após o vídeo, o convidado mais ilustre da noite, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, deu o tom de uma cerimônia que, acima de tudo, marcou o lugar da CNDL no cenário político e econômico do Brasil. “Gostaria de parabenizar o presidente da CNDL pela importante atuação em prol do desenvolvimento econômico do Brasil”, disse, Mourão, que destacou o papel da CNDL durante a pandemia da Covid-19. “Sabemos que o setor (comércio e serviço) foi duramente afetado, mas graças à garra e determinação de cada um dos membros da CNDL, vemos uma recuperação extraordinária das empresas brasileiras”, elogiou.

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema: “O comércio é um dos maiores empregadores do Brasil”

Na sequência, seis governadores de estado fizeram questão de deixar seus registros. Renato Casagrande (ES), Flávio Dino (MA), Wellington Dias (PI), Mauro Mendes (MT), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Ibaneis Rocha (DF), Eduardo Leite (RS) E Carlos Massa (PR). Todos lembraram da responsabilidade de uma entidade que está à frente de uma atividade vital para o país. “Sei da importância da CNDL. O comércio é um dos maiores empregadores do Brasil”, destacou Zema. “O setor de comércio e serviço representa mais de 73% do PIB do país, e é o principal gerador do primeiro emprego e de 27 milhões de postos de trabalho, além de movimentar R$ 4,7 trilhões por ano”, enumerou Caiado.

As saudações seguiram com os parlamentares e integrantes do primeiro time do Governo Federal. “São 60 anos de contribuição para o país. Parabéns CNDL por tudo que vocês têm feito para melhorar o ambiente de negócios do Brasil”, disse o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa.

Senador Jorginho Mello durante a transmissão da cerimônia falou do apoio da CNDL às grandes causas nacionais

Do parlamento, a participação foi ao vivo com os senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Jorginho de Mello (PL-SC) e o deputado Efraim Filho (DEM –PB), que é presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviço. Jorgino de Mello chamou atenção para a importância da CNDL nos trabalhos do Congresso. “Ela nos ajuda muito. Com apoio da CNDL estamos superando a pandemia, as dificuldades econômicas, e ajudando na diminuição do desemprego”, disse Jorginho, lembrando a participação da CNDL na aprovação do Pronampe, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça do senado, senadora Simone Tebet (MDB/MS), lembrou das imagens do comércio fechado e do fantasma do desemprego para agradecer a CNDL. “Obrigado por fazer girar a economia. Vocês são responsáveis por garantir a cidadania do trabalho e do emprego para milhões de brasileiros”.

Prata da casa

Presidente da CNDL, José César da Costa, durante a transmissão da cerimônia dos 60 anos da CNDL: “Edificaremos um país melhor e dele faremos uma grande nação”

O sistema CNDL também se manifestou com as mensagens das Federações de todos os estados do país. Um vídeo foi exibido com o depoimento de cada um deles sobre a relação que mantêm com a entidade e a visão que têm de sua atuação. “A CNDL, de um tempo para cá, se profissionalizou e tem como grande missão profissionalizar, também, o sistema como um todo”, disse o presidente da CDL equiparada – DF, José Carlos Magalhães.

O presidente da FCDL-ES, Geraldo Magela, destacou a importância de projetos com o PP 4.0, que promove a qualificação de lideranças do sistema CNDL. “A CNDL está com a alma no propósito da instituição e está contaminando todos nós com o projeto PP 4.0, que já é praticado e exercitado em todos os estados”, disse.

As homenagens também vieram do exterior. O presidente e CEO da Federação Nacional do Varejo (NRF), maior feira de varejo do mundo, Matt Shay, elogiou a participação da Confederação nas atividades da NRF. “A CNDL é um membro ativo e importante da NRF. Sempre é um prazer trabalhar com eles”, disse Matt que reconhece o trabalho das missões da instituição em Nova York. “Somos muito orgulhosos de ajudar a CNDL a promover a crescente e diversificada indústria de varejo no Brasil. Eles merecem os parabéns pelos 60 anos”, diz.

Além do corpo da CNDL, entidades parceiras fizeram questão de homenagear a Confederação. A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), que tem como missão defender os interesses do setor, se fez representar por todos os nove integrantes de sua organização.

O presidente da Unecs e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, se disse honrado em participar da cerimônia e reconheceu a atuação não apenas da CNDL, mas também do presidente da instituição. “Parabenizo pela importante atuação em prol do desenvolvimento do setor e da economia do país com a força associativa”, declarou.

Premiações

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e a estatueta da deusa da fortuna, um dos vencedores do prêmio Mérito Lojista

Já ao final da cerimônia, José César anunciou um dos momentos mais importantes da noite, a entrega do Mérito Lojista, considerado o Oscar do Varejo e que é entregue às personalidades que se destacam em suas atuações pelo desenvolvimento do setor de comércio e serviços.

Neste ano, foram homenageados três personalidades: o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, e o empresário Mário Gazin, fundador da Gazin, uma das maiores empresas do Brasil.

“É uma satisfação homenagear essas três figuras justamente na comemoração do 60 anos da CNDL. Cada um deles faz jus ao troféu do Mérito Lojistas, que simboliza a Deusa da Fortuna e está afinada com o prêmio que busca fortalecer a parceria entre lojistas e fornecedores”, disse o presidente.

No fim da transmissão, José César se dirigiu a todos para lembrar o desafio de ficar à frente de uma instituição que completa 60 anos no ano em que o comércio e serviço enfrentam um evento como o da Covid-19. “Tivemos que reaprender e avançar no tempo, mudar nossa forma de trabalhar e de vender, e com isso crescemos mais, nos tornamos mais fortes e confiantes para o que nos espera no futuro”, disse.

“Tenho certeza que com o apoio de todos que estiveram aqui hoje, das entidades, dos homens públicos e empresários, nós edificaremos um país melhor e dele faremos uma grande nação”.

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
CNDL

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!