Fato Real
Você Repórter

Agente de saúde lamenta declaração de vereador

Enquanto várias cidades têm homenageado seus profissionais da saúde, em um áudio amplamente divulgado pelas redes sociais nos últimos dias, o vereador Vado Silva fez uma crítica a tais profissionais de nosso município. No áudio, o referido vereador diz, dentre outras coisas: “Estamos lá na secretaria (de Saúde) cobrando que os profissionais da Saúde dediquem um pouco mais. A gente sabe também que é um momento de muito trabalho mas fora disso eles ficam tudo acomodado. Quando não tem vacina eles fazem o que?…”

É lamentável como nosso representante eleito demonstra total desconhecimento do sistema de saúde e do trabalho dos servidores da área, em especial, no que se refere à atuação das ESF’s (Estratégias de Saúde da Família).

Gostaria aqui de, na condição de Agente Comunitário de Saúde, esclarecer para o nobre edil que os ESF’s são a porta de entrada dos pacientes no SUS (Sistema Único de Saúde), realizando o acompanhamento das famílias, pessoas com doenças crônicas, contagiosas e com outras comorbidades, pessoas em condição de vulnerabilidade social, busca ativa e aplicação das vacinas do PNI (Programa Nacional de Imunizações), encaminhamento para especialidades médicas e muitos outros serviços; além de nos últimos tempos, monitorarmos e atendermos casos de COVID-19, sendo assim, não ficamos acomodados, muito pelo contrário.

Por fim, sugiro ao vereador que antes de criticar a atuação dos profissionais de saúde, visite as unidades de nossa cidade e veja que a grande maioria dos servidores se dedica muito para prestar um serviço de qualidade à população e, antes de defender que trabalhemos nos feriados, sábados e domingos perceba que a demora na aplicação das vacinas se deve ao atraso na compra das mesmas por parte do governo federal e, portanto, seria injusto exigir que nós, profissionais da linha de frente, nos dediquemos ainda mais, além de nossas forças físicas e psicológicas, para corrigir o negacionismo e inércia de algumas autoridades.

Washington Roger Fortunato Silvério
Agente Comunitário de Saúde – Conselheiro Lafaiete

Se você quer ver sua reclamação, foto, denúncia ou elogio no Fato Real; se quer enviar uma pauta ou sugestão de reportagem, envie seu email para [email protected]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!