
No dia 1º de setembro começa a vigorar a integração entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros. A integração atingirá toda a área de atuação do Corpo de Bombeiros de Barbacena juntamente com o CISRU (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência Centro-sul) gerenciada pelo SAMU, com a central de atendimento 193 dos bombeiros passando a funcionar no interior da unidade do SAMU. Ou seja, as centrais de atendimento 192 ( SAMU) e 193( Bombeiros) atuarão de forma conjunta.
Ações conjuntas
Todo o empenho de serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) será coordenado pelo Médico Regulador do SAMU que verificará, conforme o caso, qual o recurso mais adequado para ser enviado para determinado tipo de ocorrência.
As ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos serão atendidas prioritariamente pelo SAMU, que poderá solicitar auxílio aos bombeiros para atendimentos a pacientes com quadro de agitação psicomotora ou pacientes com transtorno mental.
Quanto às ocorrências típicas de bombeiro como salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura, produtos perigosos e ações de combate a incêndio, serão atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Havendo necessidade poderá ser acionado o SAMU para apoio nas ações de atendimento pré-hospitalar. Nas ocorrências envolvendo casos de traumas serão atendidos por ambas as instituições e nas ocorrências com múltiplas vítimas, o atendimento se dará concomitantemente pelo Corpo de Bombeiros e o SAMU.
As instalações do SAMU serão compartilhadas com os demais integrantes do Corpo de Bombeiros.
Para disciplinar estas ações foi criado um Grupo Gestor, formado entre o três oficiais da 2ª Cia.Ind. e a Coordenação do CISRU, que coordenará as ações Integradas entre as duas equipes, dirimindo dúvidas e buscando as melhores soluções.