Fato Real
Polícia Regional

Operação contra a adulteração de leite e derivados é realizada na região

O Ministério Público de Minas Gerais deflagrou na manhã desta terça-feira 29/09 a Operação “Lidileite”, com o objetivo de recolher amostras de leite e derivados para análise laboratorial.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juíz da 3ª Vara Criminal da comarca de Conselheiro Lafaiete, a pedido do MP, visando apurar a utilização de leite recebido e armazenado em desacordo com as normas sanitárias necessárias para garantir a segurança dos consumidores.

Os mandados foram cumpridos em duas residências, em Santana dos Montes e Itaverava, e em dois laticínios, sediados em Lamim e em Santana do Montes.

Suspeita de adulteração

Diligências de campo realizadas pelo Setor de Inteligência da PM constataram que o insumo era recebido e armazenado em um tanque, localizado em um galpão onde também funcionava uma oficina mecânica, sem a observância das exigências legais de higiene e de controle da qualidade do leite; das normas do Código de Defesa do Consumidor; e da legislação específica do IMA e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A equipe policial ainda pôde verificar, durante as diligências, que, um produto químico de cor cinza era diluído no tanque de leite.

Caso comprovado que a adulteração tornou o leite nocivo à saúde ou reduziu seu valor nutritivo, os responsáveis podem ser condenados ao pagamento de multa e a penas de até oito anos de prisão, sem prejuízo de outras sanções de natureza penal e administrativa.

Lidileite

A ação se deu por meio da 5ª Promotoria de Justiça da comarca de Conselheiro Lafaiete e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (BPMA/MPMG), do Procon-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA),

A operação foi batizada de “Lidileite” em homenagem à rica cultura do povo mineiro, que produz queijos e diversos outros derivados de leite de qualidade reconhecida internacionalmente.

Fonte: MPMG

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!