Fato Real
Regional

Força-tarefa requisita de mineradoras medidas de combate à poeira em Congonhas

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas (SEMMA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) deram início na última sexta-feira 03/07  aos trabalhos para avaliar a situação das mineradoras na região de Congonhas e definir um plano de ações para minimizar os efeitos da poeira que tem afetado toda cidade, com mais intensidade em períodos de seca.

Foram feitas vistorias e  algumas informações serão requisitadas às empresas para avaliação. A vistoria foi acompanhada pelo presidente da FEAM, Renato Brandão, e pelo secretário de meio ambiente de Congonhas, Neylor Aarão.

As seguintes medidas já foram requeridas às empresas CSN, Ferrous e Vale na segunda-feira 29/06:

  • Redução de áreas de solo exposto, com a devida revegetação de taludes e áreas subutilizadas (áreas que não possuem planejamento de utilização superficial nos próximos 02 anos e possuem solo exposto).
  •  Revisão das distâncias médias de transportes, informando se há possibilidade de reduzir a DMT e aumentar a eficiência na emissão de particulados.
  • Revisão/readequação do planejamento de umectação das vias internas de forma a conferir mais eficiência.
  •  Desenvolver um projeto específico para mitigação de emissão material particulado, contemplando ações e investimentos, no mínimo nas seguintes estruturas: pilhas;  taludes; vias internas; recomposição arbórea e de vegetação gramínea.
  • Propostas acessórias e complementares que visem a adoção de novas tecnologias ou medidas para redução (considerável) da emissão de materiais particulados.

Outras medidas deverão ser requisitadas das empresas no decorrer das análises e dos trabalhas, que terão sequência nas duas próximas semanas, quando ocorrerão outras vistorias. A expectativa é para que estas medidas complementares sejam adotadas no prazo de 30 dias.

Ao final, um relatório conjunto poderá sugerir novos padrões e controle e até mesmo um reajuste nas exigências ambientais durante as operações e processo de licenciamento das mineradoras.

Também o transporte de minério em rodovias públicas será regulamentado, com a conclusão de um trabalho que já está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!