Fato Real
Regional

Coronavírus: Congonhas recua para a onda vermelha do Minas Consciente

Os números de casos de Covid-19  confirmados, registrados diariamente e  divulgados  aqui pelo Fato Real mostravam nos últimos dias que a situação na cidade de Congonhas era preocupante. Decisão tomada hoje reflete a situação.

Retrocesso

A partir deste sábado, 12/09 Congonhas recuará para a onda vermelha do Minas Consciente, em que apenas serviços essenciais poderão funcionar. No entanto, em acordo com o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura conseguiu adiar o fechamento das atividades comerciais para a segunda-feira (14).  O município permanecerá nesse nível por, no mínimo, sete dias, quando o Estado fará nova análise dos índices epidemiológicos do coronavírus.

O aumento de casos de coronavírus em Congonhas preocupa. A taxa de transmissão da Covid-19, conhecida como taxa R, chegou a 3 no município, ou seja, uma pessoa contamina outras três. O ideal é que esse número seja menor que um. Segundo o Informe Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 11, foram registrados 785 casos confirmados da doença. Ainda de acordo com o boletim, a ocupação dos leitos da Unidade Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bom Jesus é de 60%, já a dos leitos clínicos é de 30%.

Na onda vermelha podem funcionar:

  • Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
  • Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
  • Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros
  • Serviços de ambulantes de alimentação;
  • Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
  • Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
  • Vigilância e segurança privada;
  • Serviços de reparo e manutenção;
  • Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
  • Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
  • Construção civil e obras de infraestrutura;
  • Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população deve adotar medidas de segurança para impedir que o vírus continue se propagando. Ações de conscientização foram intensificadas nos locais onde os casos estão aumentando, entre eles Pires, Centro, Basílica, Alvorada, Jardim Profeta, Dom Oscar, Residencial e Lobo Leite. As atividades foram realizadas pelos profissionais das unidades básicas de saúde com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e associações de bairro.

Use máscara de proteção (cobrindo o nariz e a boca); mantenha distância física de, no mínimo, 1,5 m; lave frequentemente as mãos com água e sabão; use álcool em gel 70% para higienização; evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas; evite aglomerações; as crianças devem brincar dentro de casa.

Ao sentir os sintomas da doença, antes de procurar os serviços de saúde, ligue para 3732-1919.

Crime

Sair de casa com suspeita ou testado positivo para Covid-19 é crime, previsto no art. 268 do Código Penal Brasileiro. O delito consiste em infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, sob pena de detenção de um mês a um ano, além de multa.

Denuncie à Polícia Militar, pelo 190, ou à Vigilância Sanitária, pelo telefone 3732-1916.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!