
O município de Congonhas acaba de receber um investimento de R$ 2 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que será destinado à construção de uma escola municipal. O aporte financeiro foi viabilizado por meio de uma articulação entre a cientista política Ana Cláudia Junqueira – que é natural de Congonhas – e o governo federal.
Residente em Brasília há 12 anos, a cientista política começou a trabalhar no projeto em 2020 para trazer melhorias à sua cidade natal. Com esse recurso, Congonhas vai poder ofertar mais vagas nas escolas públicas e atender mais crianças com mais qualidade.
O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, Dinho, disse que vai buscar as comunidades que melhor se beneficiarão desta iniciativa. Buscar a área do terreno e analisar o projeto para preparar a execução, acertar a transferência do recurso e, quem sabe até o final do ano, inaugurar a escola.
Nova escola
Ana Cláudia sempre se interessou por pautas relacionadas à educação, graças à influência da mãe, Rosilene Junqueira. “Congonhas é meu berço, é a cidade para onde eu volto. Então, não tem como pensar política e não querer contribuir de alguma forma. Hoje, nos reunimos em torno de um mesmo propósito e de uma única vontade: construir algo que seja próspero e bom para a nossa cidade”, destaca a cientista política.
De acordo com o secretário da Educação, Wilson Fernandes, o recurso vai atender a demanda por uma escola que contemple novas tecnologias e modelos de acessibilidade e sustentabilidade.
Ana Cláudia ainda acrescenta que, neste projeto, teve suporte de várias autoridades públicas. “Tive apoio do FNDE; de deputados federais; dos servidores do governo anterior – fui muito bem atendida pelo antigo secretário de Planejamento, Antônio Odaque, que me ajudou a empenhar a verba. Agora, fui muito bem recebida pelo governo atual. O secretário da Educação, Wilson Fernandes, acreditou na minha ideia desde o início”, pontua.