Fato Real
Regional

Abatedouro recebe certificado do Serviço de Inspeção Regional

Entrega do certificado
Entrega do certificado

Em solenidade realizada na sede da Secretaria de Agricultura do Município, de Entre Rios de Minas, no dia 29/12 os produtores rurais Noé Odilon da Fonseca e Kerley Cristina da Fonseca receberam do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) o Certificado de Registro para colocar em pleno funcionamento o Abatedouro Frigorífico de Aves Real Minas.

O empreendimento tem a capacidade de fazer o abate de mil aves por hora e irá gerar cerca de 25 empregos diretos e outros indiretos.

Com o selo do SIR – Codap, os produtos do abatedouro poderão circular livremente no mercado formal e institucional dos municípios consorciados e atingirem um mercado formado por uma população de mais de 500 mil pessoas.

O  secretário de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Entre Rios de Minas, Rodrigo de Paula Santos Silva, afirmou durante o encontro que fechava com chave de ouro a atuação à frente da Secretaria, pois em janeiro assumiu uma cadeira no Legislativo.

Em outubro de 2018, ao participar da cerimônia que marcou a aprovação do Programa SIR – Codap pela assembleia de prefeitos, o produtor Noé Odilon da Fonseca, que na época era proprietário somente de uma granja, por ter tido seu abatedouro fechado no início daquele ano pelo IMA por falta de documentação, testemunhou que  já havia começado a receber orientações da equipe do consórcio que prepara a implantação do serviço na região.  “Como Entre Rios de Minas não possuía o SIM (serviço de Inspeção Municipal), o IMA ia lá fiscalizar, mas não me apontava o caminho da formalização. A novidade é que o CODAP está me ajudando nisso. Há 25 anos que trabalho neste ramo, minha família toda depende da granja e do abatedouro. Com este serviço de inspeção regional, vou poder vender mais pra região toda e todos vão dizer que meu produto tem procedência”, apostava Noé ainda naquele ano e agora colho os frutos da parceria com o Codap.

O produtor rural que tiver interesse em obter o selo do SIR-Codap deverá protocolar o pedido na prefeitura de seu município, que o repassará ao Codap para dar sequência aos procedimentos necessários para o produtor obter o seu registro.

Reconhecimento nacional

O SIR-Codap vem realizando ações com o objetivo de obter a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o que possibilitará aos produtos com o selo do Codap serem comercializados livremente em todo o território nacional.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!