Fato Real
Lafaiete Política

Votação começa de maneira tranquila em Lafaiete

Eleições municipais 2020 em Conselheiro Lafaiete: cobertura das votações

Neste ano, Lafaiete tem oito candidatos a prefeito e 321 candidatos disputam as vagas de vereador.

Mesários recepcionam eleitor com segurança

 

As eleições municipais ocorrem neste domingo (15) em todo Brasil, das 07:00h ás 17:00h. De acordo com a Justiça Eleitoral, as três primeiras horas são preferenciais para pessoas acima de 60 anos, o que ocasionou certo equívoco entre os eleitores, que acreditaram ser um horário exclusivo para os idosos. Em virtude disso, poucas pessoas compareceram ás seções neste início das votações.

A manhã deste domingo de eleição teve início aparentemente mais calma do que os últimos dias. Nas últimas 48h de campanha foi possível observar uma grande produção de Fake News e materiais com informações duvidosas a respeito dos candidatos.

A campanha eleitoral foi encerrada neste sábado com carreatas de vários candidatos. Um número bastante expressivo concorre à cadeira do chefe do executivo, Lafaiete tem oito candidatos a prefeito, e para vereador, são 321 candidatos que concorrem a 13 vagas, um total significante, já que pode-se considerar uma disputa de 24 candidatos por vaga.

As seções eleitorais sofreram poucas alterações em relação às últimas eleições. A cidade tem 96.053 eleitores aptos a votar, conta com um total de 269 seções eleitores e 57 locais destinados à votação, em sua maioria, espaços públicos como escolas estaduais, CRAS, CREAS, Institutos de ensino, o prédio do INSS dentre outros locais que os Lafaietenses já estão acostumados a comparecer desde outras eleições.

Em virtude da pandemia, alguns cuidados foram estabelecidos pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). Além da máscara, cada eleitor deve levar a própria caneta, não levar acompanhantes ou crianças para o local de votação, não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer atividade que exija a retirada da máscara, e como tem sido feito nos últimos meses, o eleitor deve manter o distanciamento (mínimo de 1 metro) de outras pessoas e evitar contato físico.

Aos 93 anos a senhora Maria Andrade Moreira Carvalho dá exemplo e vai votar

O Fato Real espera um domingo de muita democracia para a cidade, que as eleições ocorram sob controle do ponto de vista técnico, e que os eleitores possam cumprir seu dever cívico da forma mais segura possível.

Deiviane Souza

Estagiária em Jornalismo sob supervisão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!