Fato Real
Lafaiete Política

Vereadores tomam posse e João Paulo segue presidente da Câmara de Lafaiete

Vado Silva presidiu e Damires Rinarlly secretariou os trabalhos na mesa

2021 começa com compromissos e novos desafios para os eleitos em 16 de novembro passado. Tomam posse neste dia 1º de janeiro os vereadores eleitos em Lafaiete para a  31ª Legislatura e do prefeito e vice-prefeito que cumprirão mandato de 2021 a 2024.

O dia começou com a celebração de Missa em Ação de Graças, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Cerimônias

Todos os cuidados estão sendo tomados pela equipe de cerimonial da Câmara Municipal, para que ocorra a segurança sanitária devido à pandemia do novo Coronavírus. O fator restringiu a presença do público no Teatro Placidina de Queiróz. E até os eleitos tiveram número reduzido de familiares presentes. Não houve composição de mesa de autoridades e o distanciamento foi mantido nas cadeiras ocupadas no teatro.

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos violeiros Fernando e Vinícius e alunos do Grupo Cativeiro Capoeira do mestre Gangazumba Professor Eustáquio; vereador que toma posse hoje.

Compromisso e posse

Seguindo o regimento interno, que prevê que no primeiro ano de cada Legislatura, sob a presidência do vereador mais idoso dentre os presentes, os edis prestaram compromisso e tomaram posse. Por este motivo, Vado Silva (62) simbolicamente assumiu a presidência da Casa e coordenou a eleição da Mesa Diretora.

Vereador no momento do juramento
Vereador no momento do juramento

O vereador  André Menezes (PL), o mais votado conduziu o juramento junto com os demais colegas.

Damires Rinarlly Oliveira Pinto, única vereadora eleita para esta legislatura, usou a ocasião para  ressaltar a força da mulher na camiseta usada. “Vamos mulherar o mundo”, diz a mensagem.

João Paulo Presidente

Como o Fato Real havia adiantado, dois nomes foram colocados à disposição dos demais colegas para a presidência da Câmara em 2021.  Venceu a experiência e João Paulo Resende (DEM) segue presidindo a Casa. Ele teve  12 votos,  contra  apenas um do novato Vado Silva; o voto dele mesmo. Confira a composição completa:

  • Presidente: João Paulo Fernandes Resende (DEM).
  • Vice-presidente:  Damires Rinarlly  (PV).
  • 1º Secretário : Sandro José (PROS).
  • 2º Secretário: Giusseppe Laporte (MDB).
  • 1º Tesoureiro:Oswaldo Barbosa (PV).
  • 2º Tesoureiro: Angelino Claudio (PP).

Declaração de bens

Conforme preceitua o Regimento Interno da Câmara Municipal, os diplomas expedidos pela Justiça Eleitoral já se encontram na Casa Legislativa, tendo sido verificada a sua autenticidade.  Também foram entregue pelos vereadores eleitos suas  declarações de bens que estão à disposição dos munícipes na Secretaria da Câmara.

Prefeito e vice

Terminada a sessão de posse dos vereadores, na sequência serão empossados o prefeito e vice eleitos

A população poderá acompanhar no canal do Youtube da Câmara nos seguintes links: Posse de Prefeito e Vice Posse de Vereadores.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!