Fato Real
Política

Resultado oficial de eleição em Lamim pode sair somente no ano que vem

Juiz Dr.Paulo Roberto
Juiz Dr.Paulo Roberto

A Justiça Eleitoral deve publicar, nas próximas horas, documento homologando as candidaturas vitoriosas nos municípios de Conselheiro Lafaiete, Catas Altas da Noruega, Itaverava e Lamim, que integram a 87ª Zona Eleitoral. Destas quatro cidades, apenas Lamim ainda apresenta alguma insegurança sobre o resultado  final da eleição. Apesar de ter vencido nas urnas, o candidato Roberto Sávio Nogueira Reis – o Roberto do Juca (PP) tem pendências judiciais a resolver antes da validação da apuração dos votos recebidos.

O registro da candidatura de Roberto do Juca (indeferido com recurso)  foi impugnado a pedido do Ministério Público Eleitoral por haver contra ele uma condenação por crime ambiental que o tornaria inelegível com base na “Lei da Ficha Limpa”. Apesar de o registro ter sido indeferido em primeira instância pelo juiz Paulo Roberto da Silva, titular da 87ª Zona Eleitoral, Roberto entrou com recurso e pôde continuar na disputa enquanto aguarda o posicionamento do TRE-MG e do Tribunal Superior Eleitoral.

Roberto venceu a eleição com candidatura sub judice

A novela em torno da definição quanto ao vencedor da eleição para prefeito em Lamim pode se arrastar por alguns meses. Conforme explicou o juiz Paulo Roberto da Silva, no dia 18 de dezembro vence o prazo para diplomação dos eleitos. Porém, ele acredita que não haverá tempo hábil para que o caso seja avaliado em todas as instâncias a que o candidato tem o direito de recorrer, devido ao grande volume de recursos e processos impetrados por candidatos.

Se após recursos permanecer a decisão pelo indeferimento, não havendo mais recursos, os votos serão anulados.

Na impossibilidade de diplomação enquanto o registro da candidatura estiver indeferido, o juiz da 87ª Zona Eleitoral explicou, em entrevista à rádio Carijós, que, até que a situação se resolva, a Prefeitura de Lamim será assumida pelo presidente da Câmara de Vereadores que for eleito imediatamente após à posse dos integrantes da nova Legislatura, marcada para o dia 1º de janeiro de 2021.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!