Fato Real
Política

Mário Marcus pede apoio de deputados para construir nova sede do CCZ

Um grupo de voluntárias da ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais) foi recebido nesta segunda-feira 29/207 por Mário Marcus, quando apresentou formalmente o título de “Cidade Amiga dos Animais”, conferido pela organização WAP (World Animal Protection).

No encontro o prefeito parabenizou a entidade pela importante conquista e anunciou a instalação do Centro de Castração para Cães e Gatos, cuja obra deverá iniciar-se já na próxima semana, com previsão de conclusão no mês de agosto.

De acordo com Mário Marcus o centro de castração contribuirá para minimizar o número de animais nas ruas e proporcionará maior controle das zoonoses (doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos). Ainda de acordo com o Prefeito esta ação representa mais um resultado significativo para o município proveniente de relevante parceria com a ALPA.

Novo CCZ

Grupo comemora novas conquistas

Na oportunidade Mário Marcus também fez um apelo aos deputados votados em Conselheiro Lafaiete para que apóiem o município com recursos para a construção de um novo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) objetivando atender a população da melhor forma possível, ampliando a prestação de serviços e contribuindo para a prevenção de doenças. O terreno para construção do novo CCZ será disponibilizado pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.

A atual sede do CCZ não é considerada ideal e constantemente é alvo de vandalismo, como o ocorrido no último domingo (28) quando teve uma janela quebrada, e armários revirados.

A gerente de Vigilância Ambiental, Juliana Villela, esclarece à população que o CCZ não funciona como um canil municipal, mas um setor de passagem onde os cães são tratados, vermifugados e castrados. O CCZ adota a ideia do “Cão comunitário”, em que o cachorro que, apesar de não ter um proprietário definido e único, pode ser adotado por grupos específicos de pessoas. Ela ressalta que o CCZ sozinho não é suficiente, mas a população deve ser parte integrante da busca de soluções para o problema dos cães de rua.

A Vereadora Carla Sássi comemora mais esta conquista para o setor de saúde e destaca que as ações implantadas na cidade até o momento como campanhas de castração, luta contra a esporotricose, a promulgação da lei municipal, entre outras, foram fundamentais para que o município fosse reconhecido e premiado. Ela ressalta o apoio da administração municipal que tem sido de fundamental importância para alcançar os resultados positivos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!