Fato Real
Destaque Política

Governo estende período de Onda Roxa até a Páscoa

Todas as macrorregiões de Minas Gerais permanecerão na onda roxa até o fim da Semana Santa, em 4 de abril. A decisão foi tomada neste começo de tarde de quarta-feira (24/3) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar o avanço da pandemia no estado. A ação é impositiva e independe de decretos municipais, portanto Conselheiro Lafaiete segue na Onda Roxa, até o domingo que fecha a Semana Santa.

A manutenção das medidas mais restritivas do plano Minas Consciente é necessária para que o sistema de Saúde restabeleça sua capacidade assistencial à população. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estima que os resultados do isolamento aparecerão com, ao menos, 14 dias de onda roxa nos municípios mineiros.

Agravamento

Os dados atuais da situação da pandemia mostram que a taxa de incidência da Covid-19 vem aumentando no estado, chegando a 42% nas últimas duas semanas, o que indica que, nos próximos dias, subirá também o número de internações. Na última semana, houve aumento de 6,1% no número de casos e de 6,8% nos óbitos. Já a positividade está em 43%.

Outro dado que preocupa o Comitê Covid é que 12 das 14 macrorregiões mineiras têm hoje mais de 90% dos leitos de UTI exclusivo Covid ocupados.

Desde o dia 10 de março os leitos de UTI estavam com a taxa de 100% de ocupação em Conselheiro Lafaiete. Hoje os leitos clínicos também estão todos ocupados.

No município existem 27 leitos de UTI (10 no Hospital Municipal de Campanha e 17 no Hospital e Maternidade São José); 72 leitos clínicos (38 no Hospital Municipal de Campanha e 34 no Hospital e Maternidade São José) e três salas vermelhas; todos ocupados e há pacientes de Conselheiro Lafaiete aguardando vagas para internação.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!