Fato Real
Política

Glaycon Franco comemora ampliação da política de transporte sobre trilhos em MG

Projeto de Lei (PL) 1.699/20, que institui a Política Estadual de Transporte sobre Trilhos, recebeu esta semana o parecer favorável na Comissão de Comunicação, Transporte e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.  O Projeto de Lei de autoria do deputado João Leite (PSDB), que tramita em 2º turno e já está pronto para voltar a Plenário prevê, entre outros, a ampliação de investimentos públicos e privados para a implantação de todos os modais de transporte sobre trilhos.

Em 2018 João Leite e Glaycon Franco visitaram parque ferroviário de Lafaiete
Em 2018 João Leite e Glaycon Franco visitaram parque ferroviário de Lafaiete

“Como incentivador e defensor do transporte ferroviário é que acompanhei e participei da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/19, que trata do Plano Estratégico de Transportes e de Estímulo às Ferrovias. Enquanto integrante da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia de Minas, trabalhei para que o PEF se tornasse uma realidade. Vejo o segmento ferroviário como forte alternativa para a trafegabilidade, geração de emprego e renda. Defendo o transporte de passageiros e carga para incrementar a turismo e desafogar o fluxo de veículos pesados, considerado hoje o maior problema das nossas rodovias, como a BR 040”, afirmou o deputado em suas redes sociais.

Em novembro de 2019 o deputado estadual Glaycon Franco (PV) apresentou requerimento em que solicitava que fossem incluídos nos estudos a serem realizados para o novo planejamento e expansão das ferrovias mineiras, a implantação do trem de passageiros ligando Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete por meio do ramal Paraopeba. O ramal parte de Belo Horizonte e atravessa os municípios de Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho, Moeda, Belo Vale, Jeceaba e Congonhas até, finalmente, chegar a Conselheiro Lafaiete.

Glaycon Franco durante o I Workshop do Plano Estratégico Ferroviário

Em fevereiro deste ano foi realizado na sede do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), o I Workshop do Plano Estratégico Ferroviário (PEF).  Durante o workshop, o secretário de infraestrutura do governo do estado, Marco Aurélio Barcelos, agradeceu aos deputados da Comissão Extraordinária Pró-ferrovias Mineiras, da Assembleia de Minas, pelo papel desempenhado em defesa da revitalização do setor ferroviário. Segundo o secretário, não fosse pelo trabalho árduo realizado pelos parlamentares da comissão, não estaria em curso o plano que vai orientar o investimento futuro na malha ferroviária; entre eles Glaycon Franco, então membro efetivo da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras e incentivador do desenvolvimento das ferrovias.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!