Fato Real
Política

Divino falta à entrevista e perde oportunidade de esclarecer eleitorado

Divino Pereira não compareceu à entrevista
Divino Pereira não compareceu à entrevista

Repetindo o comportamento adotado em outras ocasiões ao longo desta campanha eleitoral, Divino Pereira, candidato à Prefeitura de Conselheiro Lafaiete pelo PSD, não compareceu na manhã desta quarta-feira (04/11) à entrevista para a qual foi convidado nas emissoras de rádio da Organização Agostinho Campos Neto. Divino, que seria o segundo postulante ao Executivo Municipal a participar da série de oito entrevistas iniciada ontem, não atendeu ao convite para ocupar o espaço que lhe foi oferecido, desperdiçando a chance de, respondendo os questionamentos dos apresentadores e ouvintes, usar o tempo de 50 minutos do programa para detalhar seu programa de governo e as estratégias definidas para administrar a cidade, caso seja eleito.

R$300,00

Em justificativa encaminhada pelo comitê de campanha à direção das rádios há a alegação que, na entrevista que abriu o ciclo e que teve como convidado o candidato à reeleição, Mário Marcus (DEM), o diretor das emissoras, Agostinho de Rezende Campos, agiu de forma parcial ao se referir aos idealizadores do “Programa Renda Mínima”, principal bandeira da campanha de Divino, como estelionatários eleitorais. Agostinho rebateu a afirmação citando a Justiça Eleitoral, que considera estelionato eleitoral promessas feitas que não possam ser cumpridas.

Entre as perguntas elaboradas para o candidato estavam algumas referentes ao assunto, como o conhecimento de Divino sobre a previsão orçamentária do município para 2021 que comporte a criação desta despesa; como foi feito o cálculo para chegar ao valor de 300,00 a ser concedido; como será feita a comprovação da necessidade de quem irá receber o benefício, entre outras.

Outras

Divino Pereira
Divino Pereira

Entre os questionamentos que ficaram sem resposta estavam temas como plano de governo, apoios políticos, pandemia, atuação social do candidato, propostas para as áreas de saúde e cultura. Também seriam direcionados questionamentos sobre o candidato a vice-prefeito de Divino Pereira, Marcos de Paula, que integrava a gestão da Viação Presidente no começo de 2019 quando a empresa deu sinais de uma grave crise e como melhorar a prestação de serviço à comunidade.

Ainda haveria o questionamento sobre o racismo, com base em reportagem publicada pelo jornal “O Tempo” sobre as declarações feitas por ocasião do Dia da Consciência Negra, em 2015, quando o vereador disse que só usa sapatos e meias da cor preta por gostar da raça negra. “Nós todos somos filhos de um pai só, aquele que está lá em cima. Eu gosto muito da raça negra. Eu não calço sapato se não for da cor preta, não calço meia se não for preta, nunca calcei e nem vou calçar”, disse à época.

Âncora da série de entrevistas nas rádios e editora do Site de Notícias Fato Real, a jornalista Gina Costa lamentou a ausência de Divino Pereira e criticou a postura do candidato, que se esquiva de participações presenciais. A apresentadora disse não saber se, ao adotar tal postura, o candidato age com humildade ou arrogância, pois costuma se apresentar como homem simples do povo, mas falta ao respeito com a população ao deixar deliberadamente sem respostas os questionamentos que lhe seriam dirigidos.

“As perguntas foram lidas no horário e a população tem direito a respostas. O rádio tem um alcance enorme. Muita gente deixou de ser esclarecida. Quando elaboramos as perguntas acreditamos sim, que o senhor Divino teria condições de respondê-las. Se alguém duvidou de sua capacidade, não fomos nós”.

Próximas

Todos os candidatos foram convidados para o ciclo de entrevistas. A  sequência do espaço para as participações é a seguinte:

  • Neuza Mapa / Quinta – feira (05).
  • Zezé do Salão / Sexta-feira (06.)
  • Talysson Zebral / Segunda-feira (09).
  • Alvaro / Terça-feira (10).
  • Aloísio Resende / Quarta-feira (11).
  • Cleber da Caixa / Quinta-feira (12).

As entrevistas são ao vivo, a partir das 10h, com transmissão pelas rádios: 89,9 FM, 92,3 FM e 101,3 FM e pelo Instagram do Fato Real – fatorealsite.

A reprise ocorre às 15h pela rádio Carijós 92,3FM.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!