Fato Real
Política Regional

Morte de ex-deputado é lamentada por meio de notas

São várias as manifestações de pesar pela morte do advogado, jornalista, cientista político, professor universitário e político, Bonifácio José Tamm de Andrada. Ele faleceu na noite da última terça-feira (05/01) no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, em decorrência de complicações da COVID_19.

Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete externa profundo pesar pelo falecimento  do ex-deputado e Reitor do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – Unipac, Bonifácio José Tamm de Andrada. Personalidade de relevante atuação na história política do país, tendo também uma grande contribuição na área da educação.   Sempre atuante apoiou Conselheiro Lafaiete, onde instalou a Unipac, destinou recursos aos nossos hospitais, sempre contribuindo com o município.   Neste momento a Administração Municipal  se solidariza com a família enlutada e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.

Conselheiro Lafaiete, 05/01/2021
Mário Marcus Leão Dutra
Prefeito Municipal



Conselho Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete
O Conselho Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete recebe com pesar a notícia de falecimento do ex deputado Bonifácio Andrade. Na oportunidade agradece pela contribuição que deu para que Lafaiete se tornasse um importante polo universitário e as diversas vezes em que disponibilizou recursos que contribuíram para o crescimento das ações no Município, especialmente no Setor de Saúde.

Conselho Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete


Academia De Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette
A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido nesta terça-feira (5) do Dr. Bonifácio José Tamm de Andrada, membro emérito da ACLCL e efetivo da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Mineira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.  Neste momento infausto para a história de Minas Gerais e do Brasil nossa entidade se une ao coro de homenagens à memória deste grande Mineiro.

Requiestcat in pace Dr. Andradinha.
Acad. Moises Mota da Silva
Presidente da ACLCL


Prefeitura Municipal de Barbacena

É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-deputado federal Bonifácio José Tamm de Andrada, na noite de hoje, 05/01. Bonifácio foi internado no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, no último dia 16 de dezembro e seu quadro sofreu graves complicações. Bonifácio era barbacenense e deixa um legado para a história política do Brasil, honrando a tradição de sua família, como tetraneto de José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da independência. Sua importância política transcende os limites do munícipio. Em sua biografia as marcas de 10 mandatos consecutivos como deputado federal, onde chegou a presidir a Comissão da Constituição e Justiça, deputado estadual por quatro mandatos e membro da Assembléia Nacional que elaborou a Constituição de 1988, além de ter sido relator de votações importantes para o país. Bonifácio também foi vereador de Barbacena entre os anos de 1954 a 1958, cidade essa em que mantém diversas empresas, e que muito contribuiu com o seu desenvolvimento econômico.

Diante dessa enorme perda, o Município de Barbacena decreta luto oficial por três dias. Que Deus o dê o descanso eterno e que nossa padroeira, Nossa Senhora da Piedade, conforte o coração dos familiares, amigos e pessoas próximas.

Barbacena, 05 de janeiro de 2021
Nota Oficial – Prefeitura Municipal de Barbacena


Agostinho Patrus – Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Com imenso pesar, lamento a morte de Bonifácio Andrada, advogado, professor, cientista político e jornalista, vereador em Barbacena e deputado federal por dez mandatos. Foi, ainda, deputado estadual, quando presidiu a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Pai do deputado federal Lafayette Andrada, que foi meu colega de Parlamento e avô do deputado estadual Doorgal Andrada que compõe comigo a atual legislatura. Como membro da Assembleia Nacional que elaborou a Constituição Federal de 1988, deixou um legado de apreço pela democracia.

Manifesto meus sentimentos a familiares e amigos.
Agostinho Patrus
Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!