Fato Real
Destaque Política

Dia da mulher: vereadora comenta dificuldade feminina na sociedade e pede igualdade de gênero

Damires Rinarlly
Damires Rinarlly

Igualdade de direitos, combate à violência doméstica e discussão sobre relações profissionais são temas importantes o ano inteiro. No entanto, o Dia Internacional da Mulher que acontece nesta segunda-feira (08/03) é uma oportunidade para acentuar e amplificar os debates relacionados à cidadania feminina.

Damires Rinarlly,  única vereadora de Conselheiro Lafaiete, era até a eleição uma desconhecida do cenário político. Nas urnas, ela derrotou candidatos experientes e alguns políticos masculinos de carteirinha.

Os direitos das mulheres estão entre as causas que defende como militante e como profissional do Direito.

Abrigo

Em campanha, a vereadora afirmou que buscará implantar em Conselheiro Lafaiete uma casa-abrigo para acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica cujas vidas estejam correndo risco iminente; que ela reforça neste dia “que vai sair.  Pela proposta, mulheres agredidas poderiam se refugiar, provisoriamente e tendo a identidade preservada, em uma unidade pública municipal montada em imóvel seguro e devidamente adaptado para esta finalidade. Enquanto estiver na casa-abrigo, a vítima contará com atendimento jurídico e psicossocial que permita a ela e aos filhos se reintegrar à comunidade e retomar a vida cotidiana.

A criação de espaços nestes moldes é contemplada pela “Lei Maria da Penha” e o próprio Município dispõe, desde 2010, de legislação específica destinada a agilizar a implementação deste recurso de apoio. Porém, nunca foi implantada.  

8 de março

Damires Rinarlly comenta sobre o dia das mulheres: “É muito importante que reconheçamos o papel da mulher na nossa sociedade. Reconheçamos as dificuldades que ela enfrenta todos os dias. Em diversas situações que às vezes são muito bobas do cotidiano, como por exemplo, andar sozinha pelas ruas. O índice é alto e crescente de violência em nosso município e em nossa região. É muito importante que a gente reconheça essa dificuldade e esse enfrentamento necessário”.

Única vereadora, na Câmara, Damires luta pelo direito das mulheres no município
Única vereadora, na Câmara, Damires luta pelo direito das mulheres no município

Liderança

A vereadora ainda discorre sobre o baixo número de mulheres em cargos de liderança na sociedade: “A gente percebe a dificuldade de termos mais mulheres na política. Nós somos 52% do eleitorado brasileiro e nós não elegemos mulheres. E isso a gente percebe a dificuldade das mulheres de ingressar nos mesmos cargos que os homens ocupam. Seja do cargo político, mas também em uma empresa [..]. Neste momento eu desejo ainda mais essa igualdade de gênero em todos os espaços”.

Violência

Pesquisas apontam que sete em cada dez pessoas acreditam que as mulheres correm mais risco de sofrer violência dentro da própria casa.

As vítimas de agressão e violência de gênero podem encontrar apoio na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Conselheiro Lafaiete. Ela fica na rua Rua Narciso Júnior 384, no bairro Campo Alegre. (Próximo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais). O horário de atendimento é de 8h30 às 12h e de 14h às 18h30 (segunda a sexta-feira). O telefone da delegacia é 3769 – 1227.

Em caso de necessidade de atendimento fora deste horário as mulheres podem recorrer ao 190 (PM) e ao telefone 3769-1200 (Polícia Civil).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!