Fato Real
Política

Conjunto de fatores pode levar à renovação expressiva na Câmara de Lafaiete

Se depender somente de análise numérica, a Câmara de Vereadores de Lafaiete pode passar por uma renovação expressiva nas próximas eleições de 15 de novembro.

Votos de Carla serão disputados
Saída de Carla da eleição abre vaga na Câmara

De fora
Já de início dois atuais vereadores não voltam: Carla Sássi (PSDB) que não disputa a eleição deste ano e Divino Pereira (PSD), que disputa o cargo de prefeito. As duas ausências abrem boa margem de votos. Carla foi a mais votada nas últimas eleições com 1715 votos; enquanto Divino ficou em terceiro com 1605.  Para quem irão estes votos é a questão. A primeira saída abre uma lacuna no nicho da luta pelos direitos dos animais que tem apoiadores fiéis. A segunda abre brecha no assistencialismo, principalmente na saúde. Esta última, área  extremamente carente de Lafaiete que leva à prática paralela do cidadão recorrer a favores de “políticos” e suas interferências na ausência de uma  “política pública” de qualidade.

Se a análise for seguindo as chapas que concorrem ao cargo, a situação é bem grave para os pretensos concorrentes à reeleição.  Os vereadores Alan Teixeira e Darcy da Barreira estão hoje no DC, que pelas contas iniciais faria somente um vereador.

Já Sandro José, apesar da esperada boa votação, pode ficar de fora por conta do coeficiente eleitoral. Terá que torcer para que seu partido, o PROS, faça legenda. Caso parecido com o de Geraldo Lafayette, filiado ao PP. Lafayette, assim como Sandro José, parece não ter concorrente interno, mas as candidaturas de algumas pessoas do meio cultural, inclusive próximos da arte do teatro e de seu bairro (São João), parecem ter fragilizado o processo de reeleição do ex-secretário de Cultura. Além disto, muitos analistas questionam se o PP fará legenda.

Concorrência acirrada

Fernando Bandeira, João Paulo Pé Quente e Lúcio da Farmácia enfrentam internamente uma briga no DEM partido pelo qual decidiram concorrer nas eleições. No DEM estão nomes fortes. Entre eles, três ex-vereadores: Gildo Dutra, Pedro Loureiro e Pastor Boaventura. Se considerar que analistas apontam que o DEM deverá fazer de dois ou três vereadores, muita gente com expressiva votação poderá ficar a ver navios.

Para os petistas Pedrinho e Chico Paulo a situação é muito parecida. Eles também pegaram concorrentes de peso. Zilda Helena, que já foi vereadora e secretária de Desenvolvimento Social , o professor Francis e jovens e populares lideranças como Rosilene Bandeira e Eva do Arerê embolaram em muito a disputa no Partido dos Trabalhadores. Numa avaliação fria da chapa de vereadores, o PT pode fazer um ou dois vereadores. Como eles sempre trabalham seus militantes a votarem no 13, geralmente a primeira vaga de sobra é deles.

E ainda tem situações mais delicadas: O vereador André Menezes (PL) tem como concorrente em seu partido o popular Arlindo Leiteiro. Arlindo teve nas duas últimas eleições votação superior a muitos vereadores eleitos.

O vereador Carlos Nem é outro que deve sofrer para conquistar sua reeleição. Ele está filiado no PV (Partido Verde), que por hora é apontado como o segundo partido com mais chances de eleger um número maior de vereadores. O PV está repleto de nomes com forte potencial: Entre eles, o ex-vereador Professor Oswaldo, o jornalista José Carlos Vieira, Waldemar Teles (ancorado no apoio do Movimento Familiar Cristão), o advogado José Luiz Gonçalves da Cruz, que já foi subprocurador do Município de Lafaiete, Letícia Godoy, Bruno Franco e Enrico Lopes, entre outros.

Surpresas

É bom lembrar que estes quadros são feitos embasados em suposições. Surpresas eleitorais sempre surgem. Novos nomes, também. Trabalhos sociais, por exemplo, fizeram surgir várias novas liderança setorizadas em Lafaiete. Outras velhas raposas políticas não colocaram o nome diretamente na concorrência, mas seguem fortes, caso de Benito Laporte (agora o filho Giuseppe é o candidato) e José Milton, cuja esposa Dra.Selma coloca seu nome para análise do eleitor.

N.R: Matéria atualizada em 29/10.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!