Fato Real
Destaque Política

Aulas presenciais em Lafaiete podem ocorrer só ano que vem

Cumprindo o que determina decreto municipal assinado pelo prefeito Mário Marcus e vigente desde a última sexta-feira (01/10), Conselheiro Lafaiete está na onda amarela do programa “Minas Consciente”, que orienta a gradativa reativação da atividade econômica e retomada da rotina dos mineiros em meio à pandemia de Covis-19.

Até o próximo sábado 10/09 continuam ativos os segmentos econômicos que já haviam sido liberados anteriormente. A reabertura das escolas para aulas presenciais, que foi permitida pelo governo do estado, não acontecerá em Lafaiete, ao menos, por enquanto.

Secretário de Educação, Moisés Matias
Secretário de Educação, Moisés Matias

Em entrevista ao “Jornal Falado Carijós”, o secretário municipal de Educação, Moisés Matias Pereira, apresentou uma série de argumentos para justificar a cautela: “É necessário, por exemplo, pensar no distanciamento entre os alunos em sala e no transporte escolar, na utilização da cantina e dos banheiros da escola, além do uso do material individual e do equipamento compartilhado após o retorno das aulas. Tudo isso deverá ser feito dentro de um protocolo que está sendo preparado”.

Moisés Matias explicou que a secretaria e o Conselho Municipal de Educação, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, analisam todas as probabilidades e vão determinar as medidas necessárias para que, quando for possível, as aulas presenciais sejam retomadas em segurança. Porém, o retorno, conforme frisou o secretário, ainda não tem data definida e pode mesmo não ocorrer este ano: “No momento, pelo que tenho visto e conversado, as instituições de ensino do município de Conselheiro Lafaiete vão continuar com as aulas presenciais suspensas. Pensamos na volta, mas não na data. Caso alguém me pergunte agora se as aulas voltam este ano, eu diria que não. Porém, se, amanhã, os protocolos existentes apontarem condições seguras, poderá acontecer algo diferente”, avaliou o secretário municipal de Educação.

Em cumprimento ao decreto municipal de 02 de outubro, estão mantidas as aulas remotas disponibilizadas pelas redes particular e pública do ensino básico, médio e superior em Conselheiro Lafaiete.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!