Fato Real
Lafaiete Polícia

Mateus Leroy progride para regime semiaberto e está em prisão domiciliar

Mateus no dia da prisão/Arquivo
Mateus no dia da prisão/Arquivo

Mateus Henrique Leroy Alves – acusado de fugir em julho de 2019 com a maior parte do dinheiro arrecadado por campanhas em prol do filho (o bebê João Miguel), está em prisão domiciliar.

Ele foi condenado pelo crime de estelionato no regime fechado e mantendo bom comportamento progrediu para o regime semiaberto. Como todos recuperandos do regime semiaberto estão cumprindo prisão domiciliar em razão da pandemia, recebeu o mesmo tratamento dos pares.

Matheus, que foi preso em Salvador, para onde teria fugido, já estava no sistema APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados em Lafaiete há alguns meses.

A progressão para o aberto está prevista para 15/08/2021.

O fato

Mateus foi preso em 22 de julho de 2019, sob a acusação de apropriação de expressivo valor em dinheiro, arrecadado em campanha pública para aquisição de medicamento de custo elevado, destinado ao tratamento do filho João Miguel, portador de Atrofia Muscular Espinhal. O fato ganhou grande publicidade, inclusive na mídia nacional, tendo em vista que a campanha havia sensibilizado milhares de pessoas a colaborar.

Mateus foi condenado a mais de 7 anos de prisão

Houve um desvio de quase meio milhão de reais, de uma campanha que havia arrecadado um pouco mais de um milhão de reais.

Preso em 22/07 Mateus foi condenado por vários crimes de estelionato, mas absolvido do crime de abandono material do filho, por não haver sido provado este último fato.

Depois de analisar as circunstâncias judiciais, preponderando várias delas como desfavoráveis, algumas ao extremo, o juiz sentenciante reconheceu a continuidade delitiva dos crimes e aplicou pena de 7 anos e 6 meses de reclusão e 75 dias multa, no valor unitário de 1/30 da salário mínimo, fixando o regime fechado para início de cumprimento da pena.

João Miguel faleceu em 17/10/2019.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!