Fato Real
Gerais Polícia

Golpista cria vaquinha falsa se passando por família de menino haitiano

François e os filhos
Veronique François e os filhos

No início de março, o Fato Real contou o drama de Veronique François. Ela, que é mãe do pequeno Price Kensley Flerius de 11 anos, veio do Haiti e se estabeleceu em Lafaiete junto ao seu marido, um filho de 8 anos e uma filha de 17. Price ficou aos cuidados da avó e, posteriormente, de um amigo da família. 

A família não tem condições de custear as despesas para trazer o pequeno Price para perto dos seus pais em Lafaiete. O valor calculado para pagamentos de passagens, emissão de documentos e outros gastos fica em aproximadamente R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais). Para viabilizar a vinda do garoto, foi criada uma vaquinha virtual para que a comunidade, sensibilizada com a história, pudesse ajudar. Até o momento, em torno de R$ 7.800,00 foram arrecadados pela família.

Golpe

No entanto, além da vaquinha original, uma outra vaquinha foi criada, sem ligação com a família da criança. Segundo Veronique trata-se de um golpe usando a história, o nome e a foto da criança. Esta vaquinha falsa foi criada direcionando um depósito em uma conta no Banco do Brasil.

Família e amigos alertam nas redes sociais sobre o golpe
Família e amigos alertam nas redes sociais sobre o golpe

Veronique François, mãe de Price, afirma que não tem conhecimento dessa proposta de financiamento coletivo e pede que as pessoas não façam depósito nesta conta criada no banco do Brasil: “Eu não sei dessa vaquinha, eu não conheço essa vaquinha. Não converso com as pessoas que fizeram isso. Ninguém falou comigo para que eu autorize fazer outra vaquinha”. Acompanhe o relato no áudio abaixo.

Vaquinha verdadeira

A vaquinha original, que visa ajudar a família a trazer Price para o Brasil, pode ser acessada por este link. Até o momento, 127 pessoas já contribuíram para trazer Price de volta para seus pais e irmãos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!