Fato Real
Lafaiete Política

Vereadores querem informações sobre acompanhamento e mapeamento de locais onde há casos de Covid em Lafaiete

Vereadores fizeram um minuto de silêncio pela morte de Milton Soare
Vereadores fizeram um minuto de silêncio pela morte de Milton Soare

Com mais de 800 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia,  Conselheiro Lafaiete pode não estar monitorando adequadamente a recuperação dos pacientes autorizados a fazer o tratamento em casa. O alerta foi feito na manhã desta quinta-feira (01/10), em sessão ordinária da Câmara Municipal, quando a necessidade de mais transparência e detalhes sobre casos de Covid-19 na cidade voltou a ser citada.

Fazendo uso da “Palavra Franca”, o vereador Geraldo Lafayette (PP) lembrou que foi confirmada ontem a 11ª morte por COVID na cidade: “São 11 pessoas. Pode parecer um número pequeno; mas, para Conselheiro Lafaiete, acredito que seja significativo, pois são pessoas e há que se preocupar. Minha preocupação maior é quanto ao acompanhamento daqueles que estão infectados, mas se encontram em suas residências. Como este monitoramento está sendo feito? Como essas pessoas estão fazendo o isolamento? Manda-se a pessoa pra casa, recomenda-se o isolamento, mas depois não se sabe como está aquele paciente que não desenvolveu sintomas graves e foi mandado para casa, sob risco de aumentar o número de pessoas contaminadas”.

O vereador frisou que Lafaiete se mantém na média de 16 casos confirmados ao dia e disse que este ainda é um índice muito elevado. O parlamentar defendeu a ampliação da divulgação das formas de evitar o contágio e dos perigos que a doença representa: “A partir daí, faremos com que as pessoas se conscientizem; principalmente os responsáveis por estabelecimentos comerciais, clubes e igrejas que, às vezes, não acreditam na doença; Nem quando morre alguém conhecido isso é divulgado pra que as pessoas entendam, de uma vez por todas, que a doença está na cidade!”

Milton Soares

Vereador Sandro
Vereador Sandro

O vereador Sandro José (PROS) abriu seu pronunciamento lamentando a morte de Milton Soares ocorrida na terça-feira (29/09). Enaltecendo as qualidades  de quem chamou de amigo e pessoa comprometida com  a comunidade, Sandro lamentou a morte do presidente do Clube Dom Pedro II.”A gente lamenta ver uma vida sendo ceifada por uma situação que, infelizmente, estamos todos sujeitos”.

Fazendo coro ao colega,  Sandro José acrescentou que deveria ser tornado público o mapeamento mostrando os locais onde é maior a incidência de contágios pelo coronavírus em Lafaiete. O parlamentar propôs que o mapeamento tenha atualização diária para que a população perceba a magnitude do problema e reforce as medidas de prevenção.

N.R:  Sobre a não divulgação da identificação das vítimas de Covid-19, esclarecemos que o  boletim médico é individual e particular do pacientes e seus familiares. Não temos acesso também aos atestados de óbitos. Quando ocorre morte por Covid-19 o informe da prefeitura de Lafaiete informa apenas idade e sexo da pessoa. Cabe aos familiares autorizarem ou não esta identificação ou torná-la pública; o que até hoje ocorreu em apenas um caso publicado pelo Fato Real.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!