Fato Real
Destaque Lafaiete

Vacinação de idosos acima de 85 anos começa dia 8 em Lafaiete

Lafaiete vive um dos piores momentos desde o início da pandemia da Covid-19. A cidade já passou dos 5.600 casos confirmados e 63 óbitos causados pela doença. A piora na situação faz com que a população anseie pela vacinação na cidade. Nessa terça-feira (02/03) uma nova remessa do imunizante chegou à cidade com 1510 doses de imunizantes.

Cronograma

Lafaiete recebeu 6820 doses até o momento/Foto/Arquivo
Lafaiete recebeu 6820 doses até o momento/Foto/Arquivo

O início da aplicação acontece na quinta-feira (04), nessa data serão vacinados os auxiliares de saúde bucal da rede particular e pública. Na sexta-feira (05) serão vacinados os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais, essa imunização será no Solar Barão do Suaçuí de 8h às 15h30.

Para as pessoas de 85 a 89 anos a imunização começa na segunda-feira (08). Os idosos devem procurar os Postos de Saúde da Família (PSF) de cada bairro. Deve ser realizado um agendamento prévio para evitar aglomerações. Pessoas acamadas receberão a vacinação em casa, para isso, devem entrar em contato com o telefone 9 9227 0622.

As pessoas de 90 anos ou mais que receberam a primeira dose em domicílio, receberão a segunda dose também em casa. Sem a necessidade de nenhum agendamento. A aplicação dessa segunda dose acontece também a partir de segunda-feira, dia 08 de março.

Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, Referência Técnica em Imunização de Lafaiete, comentou em entrevista à jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós” sobre o motivo de Lafaiete só começar a vacinar os idosos na segunda-feira, contrastando com Congonhas que recebeu as doses no mesmo dia e já iniciou a imunização: “Ontem nós alinhamos como será realizada essa vacinação do público de 80 a 89 anos e a segunda dose do público com idade superior a 90 anos. É necessária toda uma logística para a distribuição das vacinas nas unidades. Então, isso acontece de forma um pouco mais demorada”.

Doses

Até o momento 6.820 doses de vacina contra a Covid chegaram a Conselheiro Lafaiete. Estas doses correspondem ao suficiente para imunização de 79% do grupo prioritário definidos inicialmente.

Da remessa de ontem são 300 doses para profissionais de saúde, 850 para população de 85 a 89 anos e 360 para pessoas de 80 a 84 anos.  Para esse último grupo, a cidade recebeu apenas 24% das doses correspondentes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!