Fato Real
Lafaiete

Vacinação de idosos a partir de 90 anos começa dia 15 em Lafaiete

Os idosos são os mais vulneráveis para as internações hospitalares em decorrência da Covid-19. Segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), pessoas acima de 60 anos respondem por 81% das mortes pela doença no estado. Com o envio de nova remessa de doses aos municípios, Minas Gerais deu início à imunização idosos com mais de 90 anos e sequência a vacinação de  trabalhadores de saúde.

Em Lafaiete

Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, Referência Técnica em Imunização do Município falou em entrevista a jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós” sobre a distribuição destas novas doses que chegam nesta quinta-feira (11/02) a Lafaiete. Segundo a enfermeira, a cidade vai receber 233 doses para os trabalhadores de saúde, 489 doses para a segunda aplicação nos profissionais que já receberam a primeira parte da imunização e 588 doses para as pessoas de 90 anos ou mais. 

Vacina em casa

Os idosos serão imunizados em domicílio por funcionários dos PSF’s da área de abrangência de cada um, com início na segunda-feira (15/02). As pessoas do grupo destinado à vacinação que não possuem cobertura de PSF, devem entrar em contato com o número 99227 0622 a partir de segunda-feira de 08h as 16h para agendar a vacinação.

A enfermeira pontua que no momento de vacinação a equipe estará uniformizada e identificada. Nenhum tipo de documento será solicitado por telefone. Na residência, será necessária a apresentação apenas do cartão do SUS e do cartão de vacina.

Vacinas chegam em Lafaiete hoje e já serão aplicadas na segunda-feira
Lafaiete recebe de forma fracionada as doses de vacinas /Arquivo

Primeiras remessas

Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, comentou sobre a destinação da remessa anterior de vacina contra Covid recebida em Lafaiete: “A área da saúde é uma área muito ampla […]. E todos os trabalhadores precisam receber a vacina. Só que com o quantitativo que recebemos, nós não conseguimos atender a todos ao mesmo momento. Tem que ser de forma fragmentada”

A segunda remessa foi destinada aos profissionais de hospitais, incluindo a FOB e UNIMED. As auxiliares de saúde bucal, hemodiálise, clínicas de imagens, laboratórios, centro de atenção psicossocial, idosos institucionalizados, funerárias, cuidadores de idosos em asilo, farmacêuticos que realizam teste de Covid, população quilombola de Mato Dentro, profissionais da Colônia dos Diabéticos e dentistas.

Sem privilégios

A Referência Técnica em Imunização de Conselheiro Lafaiete negou que tenha ocorrido qualquer tipo de privilégio na fila de vacinação: “Nós estamos trabalhando de forma transparente, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, alinhados com a Superintendência de Barbacena. Não temos nada para omitir e não estamos privilegiando ninguém. Os idosos estão recebendo a vacina no momento liberado pela Regional de Barbacena”.

Fake news

Um suposto calendário de vacinação de idosos contra a Covid-19, com datas e idades das pessoas, tem circulado nas redes sociais na internet desde o início da semana. O cronograma, que já foi atribuído como sendo e várias cidades, inclusive Conselheiro Lafaiete, é falso. Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, reforça o alerta para que pessoas não tenham informações erradas: “O calendário vacinal que muitas pessoas estão recebendo não pertence ao município de Conselheiro Lafaiete, uma vez que não temos datas programadas para o recebimento das vacinas e o quantitativo de doses recebidas é insuficiente para termos um calendário tão preciso” pontua.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!