Fato Real
Destaque Lafaiete

Vacinação de faixa etária de 70 a 79 anos deve começar esta semana em Lafaiete

O sistema de imunização contra a Covid-19 no Brasil vai sofrer alteração.  O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou a utilização imediata de todas as vacinas que foram entregues aos estados e municípios. Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde havia sido pela manutenção de estoques para aplicação da segunda dose dos imunizantes. Ou seja, se a cidade recebesse 300 doses 150 eram aplicadas e as outras 150 armazenadas para a segunda dose nos cidadãos inicialmente imunizados.

Agora, diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, toda vacina recebida será aplicada como primeira dose. A medida foi tomada para ampliar o número de vacinados em todo o país. Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, será possível conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, segundo expectativa do ministro.

Em Lafaiete

Aumento de doses recebidas vai acelerar processo de vacinação/Arquivo
Aumento de doses recebidas vai acelerar processo de vacinação/Arquivo

Em Conselheiro Lafaiete há previsão para finalizar a vacinação nesta segunda-feira 22/03 da faixa etária de 80 a 89 anos em algumas comunidades rurais (Buarque de Macedo, Rancho Novo, São Vicente e Almeidas) e em algumas unidades urbanas onde não foi possível finalizar no sábado.

Ainda hoje deverá ser divulgado o planejamento para iniciar a vacinação de pessoas na faixa etária de 70 a 79, com previsão para iniciar nesta terça-feira (23).

Poderá ocorrer alteração da programação, uma vez que todas as doses que serão recebidas serão utilizadas como primeira dose, conforme decisão do Ministério da Saúde.

Todo cidadão pode acompanhar a evolução da vacinação na cidade no “vacinômetro”. Em Conselheiro Lafaiete a última atualização foi feita no dia 17/03. Clique aqui e confira os dados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!