Fato Real
Lafaiete

Trabalhador tem nova chance de receber seguro-desemprego

Em razão do estado de calamidade e emergência em saúde pública causado pela pandemia de Covid-19, o Governo Federal suspendeu o prazo para requisição do seguro-desemprego. Na prática, isso significa que o benefício, pago temporariamente aos trabalhadores que deixaram o emprego formal, pode ser solicitado mesmo depois de passados 120 dias desde o afastamento.

Paulo Henrique Lima, gerente da unidade de Conselheiro Lafaiete do SINE (Sistema Nacional de Empregos), explicou que a portaria interrompeu a contagem de tempo para prescrição do seguro-desemprego. Desta forma, quem foi demitido antes do dia 06 de fevereiro, data de decretação da emergência e calamidade, pode requerer o benefício. Como exemplo, Paulo Henrique citou que o trabalhador do setor privado demitido em 08 de outubro de 2019 teria 06 de fevereiro deste ano como data limite para dar entrada no seguro-desemprego; com a portaria do governo, basta procurar a unidade do SINE mais próxima e formalizar o pedido.

Já para os trabalhadores domésticos, as regras mudam e o tempo é menor. Conforme esclareceu o gerente do SINE Lafaiete, somente os empregados que foram demitidos a partir do dia 07 de novembro do ano passado ganharam tempo extra para requerer o seguro-desemprego. Se você tem direito ao seguro-desemprego, mas perdeu o prazo por causa do novo coronavírus, compareça a qualquer unidade do SINE munido do termo de rescisão do contrato de trabalho, guia do seguro-desemprego, carteira profissional e (caso ainda os tenha) os três últimos contracheques recebidos. Segundo Paulo Henrique Lima, o próprio sistema responde imediatamente se o trabalhador terá ou não direito ao benefício. O gerente do SINE acrescentou que, mesmo que já tenha se recolocado no mercado, o trabalhador receberá integralmente as parcelas do seguro juntamente com o salário da nova ocupação.

Sine Lafaiete

Endereço: Praça Barão de Queluz, n° 15, Centro.
Edifício Dr. Dimas Pena – subsolo.
Telefone: (31) 3769-2926.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira de 08h as 16h.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!