Fato Real
Lafaiete

Tempestade de granizo em Lafaiete assinala início do período chuvoso

Temporal teve vento e granizo
Temporal teve vento e granizo

A queda de granizo em Conselheiro Lafaiete na tarde de ontem,  terça-feira 13/10,  marcou o início do período de chuvas na cidade. O comentário foi do coordenador da Defesa Civil Municipal, Augusto Júnior, em entrevista ao Jornal Falado Carijós. Segundo ele, o chamado tempo das águas é aberto ao final da primeira quinzena de outubro e deve se estender até meados de março do ano que vem. O coordenador da Defesa Civil disse que a tempestade desta terça-feira correspondeu a 50% do volume de chuva esperado para o mês inteiro, embora a precipitação não tenha sido considerada um fenômeno anormal: Ele explicou que é comum durante a primavera, na transição entre inverno e verão, a ocorrência de chuvas convectivas, ou seja, pancadas de alta intensidade e curta duração muitas vezes acompanhadas por fortes rajadas de vento e granizo.

Fique em casa

Temporais surpreendem pedestres e motoristas
Temporais surpreendem pedestres e motoristas

Augusto Júnior recomendou à população que, sempre que possível, evite sair de casa nas primeiras duas horas após o almoço ou no fim da tarde, quando é maior a probabilidade de que desabem temporais.

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras e Departamento Municipal de Trânsito estão preparados para intervir em eventuais quedas de galhos e árvores, arrancamento de telhados, alagamentos e desmoronamentos. A recomendação fundamental é de que as pessoas jamais se arrisquem enfrentando enxurradas ou atravessando áreas alagadas, seja a pé ou de carro, e jamais procurem abrigo debaixo de árvores.

Alerta

Augusto Júnior solicitou, ainda, que os cidadãos se cadastrem na Defesa Civil para receber alertas direto no celular, sobre a formação de temporais. Basta enviar gratuitamente uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP da rua onde mora para passar a receber os alertas com até duas horas de antecedência. O coordenador observou que, com cerca de 130 mil habitantes, Lafaiete tem somente quatro mil moradores cadastrados no serviço.

Para esta quarta-feira, a previsão da meteorologia é de que ocorram novos temporais no decorrer da tarde. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros ligando para 193.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!