Fato Real
Lafaiete

Sine de Lafaiete tem mais vagas que procura por emprego

Unidade foi adaptada para o atual momento de pandemia
Unidade foi adaptada para o atual momento de pandemia

Depois de quase cinco meses prestando atendimento apenas parcial ao público, em respeito às limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, a unidade de Conselheiro Lafaiete do SINE (Sistema Nacional de Empregos) está com funcionamento praticamente normal. No auge da onda de casos de Covid-19, a oferta de oportunidades de trabalho também esteve escassa, cenário que já começa a se modificar.

Na última semana a lista do SINE apresentava 192 ofertas de emprego. Ouvido pelo Fato Real, o gerente do SINE, Paulo Henrique Lima, atribuiu o surpreendente reaquecimento da procura por mão de obra à aparente redução dos efeitos da pandemia: “Com o advento da pandemia, o comércio fechou, as empresas passaram a operar com restrições, muitas delas sendo obrigadas a fazer paradas técnicas e demitir colaboradores. Isso diminuiu muito a oferta de vagas, não só em Lafaiete e região, como no país inteiro. Agora, com a gradativa reabertura do comércio, as empresas estão voltando a contratar e graças ao excelente trabalho da equipe do SINE Lafaiete na captação de empregos, pudemos diversificar a oferta de oportunidades”.

Sobram vagas e faltam candidatos

Paulo Henrique coordena o SINE
Paulo Henrique coordena o SINE

Curiosamente, neste primeiro momento, a procura por parte dos potenciais candidatos tem sido inferior à disponibilidade de vagas. Na sexta-feira 28/08, o SINE listava 192 colocações em 47 setores diferentes, mas a procura do público continuava pequena, conforme observou o gerente Paulo Henrique Lima: “Vagas para técnico em segurança do trabalho, por exemplo,  que antes ficavam em aberto no SINE por apenas algumas horas, hoje chegam a demorar dias para ser preenchidas. Creio que há vários motivos para a baixa procura: tanto pode ser o medo da contaminação pelo novo coronavírus, que ainda não está sob controle, como o fato de muita gente adiar a volta ao mercado de trabalho para não perder o auxílio emergencial do governo”.

Ainda segundo o gerente do SINE, a retomada da economia começa a aquecer também as oportunidades de trabalho no comércio, inclusive com a chegada a Lafaiete de novas lojas que ainda não atuavam na região. Caso, da empresa Casa&Vídeo que está abrindo novas vagas de emprego em sua loja que será aberta em Lafaiete.

Usiminas

Por fim, Paulo Henrique Lima confirmou que a retomada das atividades da Usiminas em Ipatinga, no Vale do Aço, feita na última semana com a presença do presidente Jair Bolsonaro, impacta positivamente a oferta de mão de obra para Lafaiete e região: “A Usiminas é hoje a maior fabricante de chapas de aço do Brasil. O religamento do alto-forno 1 vai aumentar a demanda em nossa região, onde é extraído o minério enviado para Ipatinga. Assim, quanto mais Ipatinga produzir, maior será a produção e, consequentemente, a contratação de profissionais pelas mineradoras locais”, avaliou o gerente do SINE.

Serviço

SINE Conselheiro Lafaiete.
Endereço: Praça Barão de Queluz, n° 15, Centro.
Edifício Dr. Dimas Pena – subsolo.
Telefone: (31) 3769-2926.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira de 8hs as 16h.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!