Fato Real
Lafaiete

Segundo lote de vacina segue sendo aplicada em grupo prioritário em Lafaiete

A Secretaria de Saúde Municipal confirmou que nesta segunda-feira (01/02) foi concluída a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19 em Conselheiro Lafaiete, quando foram utilizadas as primeiras doses recebidas de imunizantes.

Em entrevista à jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós” a Referência Técnica em Imunização da cidade comentou sobre o início da campanha de vacinação na cidade. Ana Paula Meireles enfatizou que as primeiras 1.205 doses do imunizante não foram suficientes para a aplicação em todos os profissionais de saúde da cidade. Conselheiro Lafaiete tem em torno de 4 mil profissionais atuando nesta área.

Foram priorizados aqueles que atuam na linha de frente do enfrentamento a Covid-19, trabalhadores das instituições de longa permanência e idosos institucionalizados.

Duas vacinas

A segunda remessa, que já chegou na cidade, conta com 1.490 doses da CoronaVac e 1.040 da vacina de Oxford/Astrazeneca, que serão aplicadas nos profissionais que atuam em laboratórios que manipulam as amostras, as clínicas de imagem que realizam tomografia, os cuidadores de idosos, funerárias, bombeiros entre outros grupos.

A enfermeira Ana Paula ressaltou que quem recebeu a primeira dose da CoronaVac, receberá a segunda dose da vacina da mesma fabricante. O mesmo vale para quem for vacinado com o imunizante da Oxford/Astrazeneca e deverá receber a segunda dose dentro de 3 meses.

Reação

Ana Paula Meireles pontuou que qualquer reação adversa sentida pelos pacientes após a aplicação da vacina está sendo notificada e registrada. Em Lafaiete, três pessoas apresentaram reações leves ao imunizante (febre e dor que cessaram entre 24 e 48 horas). Nenhuma das pessoas que apresentaram sintomas após a vacinação precisou ser medicada ou hospitalizada

Comorbidades

A enfermeira Ana Paula afirmou que os grupos de pessoas que possuem comorbidade para a Covid-19 são os mesmos que possuem para as influenzas. Por exemplo, portadores de asma, obesidade grau III, hipertensão arterial grave em consonância com outras enfermidades, anemia falciforme, entre outros.

 

Vacinas distribuídas em cada instituição de saúde da cidade
Vacinas distribuídas em cada instituição de saúde da cidade
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!