Fato Real
Lafaiete

Secretária explica aumento de registros de contaminações por coronavírus em Lafaiete

Chamou a atenção o grande aumento esta semana de registros de contaminação pelo novo coronavírus em cidades da região, entre elas Conselheiro Lafaiete.

Números de novos registros aumentaram em Lafaiete
Números de novos registros aumentaram em Lafaiete

Em boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (27/08), a própria Secretaria Municipal de Saúde chamou atenção para o fato ao afirmar que o número de pacientes diagnosticados e recuperados de Covid-19 vinha mantendo uma média nos últimos dias. Somente ontem, porém, Lafaiete confirmou 21 novos casos de Covid. Na quarta-feira, a cidade totalizava 501 infectados, número que saltou para 522 no dia seguinte.

Explicação

A secretária Rita de Kássia Silva Melo atribuiu o aumento de casos, entre outros motivos, à retenção de dados pela Macrorregional Centro-sul de Saúde, sediada em Barbacena, que juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde SES/MG, avalia as notificações: “Foi o maior número de casos notificados num único dia que tivemos desde março até agora. A regional de Barbacena da Secretaria Estadual de Saúde nos explicou que não consegue atualizar o banco de dados diariamente; a atualização está sendo feita a cada semana e o boletim mais recente trouxe alguns dados, correspondentes ao período de 18 a 27 de agosto, que ainda não haviam sido computados pelo Município. São informações repassadas pela rede de laboratórios diretamente ao sistema que faz a computação final dos casos”.

Testes

De acordo com a secretária, o aumento no registro de casos também pode ser atribuído as testagens periódicas de funcionários feitas por empresas da região: “Ocorrem testagens diariamente em empresas localizadas na cidade e vizinhas ao nosso município. Todos os dias essas firmas repassam ao setor de vigilância em saúde as notificações, quantos pacientes foram testados e quantos testaram positivo. Também houve casos positivos de pacientes em tratamento domiciliar e outros comunicados pelos laboratórios”.

Destaque

Conselheiro Lafaiete também contabilizou números animadores. Em videoconferência realizada nesta quinta-feira 27/08, autoridades informaram que a cidade registra o menor número de casos confirmados entre os 51 municípios que integram a Macrorregião Centro-sul de Saúde. O dado foi comemorado por Rita de Kassia Silva Melo frisando que a redução é significativa se considerarmos que Lafaiete é cidade polo e referência em saúde de uma microrregião que agrega outras 11 cidades.

A secretária municipal de Saúde recomendou que a população continue atenta às medidas de prevenção, higienizando as mãos constantemente com álcool em gel 70% ou água e sabão, evitando aglomerações e usar máscara sempre que for preciso sair de casa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!