Fato Real
Destaque Lafaiete

Secretaria de Saúde aponta que não deverá faltar oxigênio em Lafaiete

Oxigênio não deve faltar em Lafaiete. Ao menos é o que aponta a Secretária de Saúde Rita de Kássia. Em entrevista à jornalista Gina Costa na manhã de terça-feira (23/03) ela falou sobre esse e outros assuntos relacionados à pandemia. Segundo ela, o planejamento que a cidade fez tem trazido segurança em relação ao gás.

No hospital de campanha foi instalado um tanque de abastecimento de oxigênio que comporta mais de 2000 litros do gás. Além dessa quantidade mitigar a possibilidade da falta desse recurso, o contrato com a empresa proporciona ainda mais segurança: “Qualquer sinalização que a empresa tiver, ou qualquer notificação que for vir a ter nesse momento, os municípios que têm uma contratualização com ela, serão os primeiros a serem informados  de uma possível falta”.

Tanque instalado em frente ao hospital de campanha
Tanque instalado no hospital de campanha

Em nota, no fim da manhã desta terça-feira, a Secretaria de Saúde destacou a idoneidade da empresa responsável pelo serviço: “Vale ressaltar que empresa é idônea e presta serviços há muitos anos no município, e qualquer sinal de possível desabastecimento a mesma se comprometeu a entrar em contato imediatamente com a Secretaria Municipal de Saúde”.

Na mesma nota distribuída à imprensa nesta manhã foi informado que: “quanto aos medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19, a secretária informou que os que estão em falta são os mesmos em faltam em todo o mundo, mas mesmo diante da falta a Superintendência Regional de Saúde Barbacena está controlando todo o estoque da macrorregião para sanar a falta, conforme solicitação da SES/MG e Ministério da Saúde”.

Vacinação

Nesta quarta-feira começa a vacinação de idosos entre 79 e 75 anos em Lafaiete.  Os idosos deverão se dirigir à unidade de saúde de PSF na qual está cadastrado para receber a imunização. Os acamados e domiciliados serão imunizados  em domicílio. Aqueles que residam em área sem cobertura de PSF deverão entrar em contato pelo  telefone 9 9227-0622 para agendamento a partir do dia 24/03.

Na última segunda-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou a utilização imediata de todas as vacinas que foram entregues aos estados e municípios. Rita de Kássia Silva Melo informou que a cidade está atenta às decisões de nível federal: “A cada dia nós somos surpreendidos com alguma mudança. E temos que trabalhar em cima do planejamento do Ministério da Saúde”.

A Secretária garantiu que quem foi imunizado em remessas anteriores, em que era prevista a aplicação da segunda dose, receberá essa segunda aplicação do imunizante.

Fins de semana

A secretária Municipal de Saúde  respondeu questionamentos da população a respeito da imunização nos fins de semana. Segundo ela, até o momento, não há mutirão de vacinação durante os fins de semana na cidade. No entanto, a secretária afirma que irá analisar a demanda e, caso seja necessário a aplicação também poderá acontecer durante os sábados e domingos. 

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!