Conforme já estava previsto,foi publicado o decreto do Estado que trata das restrições em Conselheiro Lafaiete, que entra na Onda Roxa do programa Minas Consciente. A cidade já está sem leitos da Unidade de Tratamento Intensivo e observa um grande crescimento no número de infectados e mortos pela Covid-19 nos últimos meses.
Desde a última quarta-feira (10) existia uma expectativa de entrada do município da Onda Roxa, a mais restritiva do programa. Com isso, a cidade deve permanecer apenas com serviços essenciais funcionando por 15 dias, a partir deste sábado (13/03).
A medida adotada pelo Governo do Estado tem o objetivo de conter a evolução da pandemia e restabelecer o mais rapidamente possível a capacidade de assistência médica, diante do quadro grave pela qual passa o Estado neste momento.
Foi determinado pelo Governo do Estado o prazo de 13 a 27 de março de 2021 a vigência do protocolo da Onda Roxa.
O que pode funcionar:
Segundo as indicações do Estado, na Onda Roxa só é permitido o funcionamento dos serviços considerados essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos.
São considerados serviços essenciais:
- Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
- Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
- Bancos;
- Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
- Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
- Manutenção de equipamentos e veículos;
- Construção civil;
- Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
- Lavanderias;
- Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
- Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).
Saiba mais
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi determinado pelo Governo do Estado o prazo de 13 a 27 de março de 2021 a vigência do protocolo da Onda Roxa.
A fiscalização realizada pela força tarefa dos Fiscais Sanitários e de Posturas, Polícia Militar, Guardas Municipais e Bombeiros será intensificada.
Diante da situação a administração municipal ressalta a importância de redobrar os cuidados e seguir rigorosamente as orientações do setor de saúde para melhorar os índices e retomar as atividades o mais brevemente possível.
Em função de alterações no protocolo divulgado nesta data, 13/03, está sendo elaborada cartilha explicativa para orientação das atividades e restrições, que será divulgada em breve.