Fato Real
Lafaiete Política

Proposta de desconto de 75% no IPTU do comércio pode ser estendida para famílias carentes

Proposta da CDL foi entregue na Câmara
Proposta da CDL foi entregue na Câmara
Vereador João Paulo vê possibilidade do desconto ir além do comerciante
Vereador João Paulo vê possibilidade do desconto ir além do comerciante

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete (CDLCL) entregou na sexta-feira (19/03) um documento para o legislativo do município com uma proposta que prevê desconto de 75% do Imposto Territorial Urbano (IPTU) nos imóveis vinculados aos estabelecimentos comerciais. A medida é uma tentativa de amenizar os efeitos da pandemia sobre os lojistas locais.

Aloísio de Rezende, presidente da CDL explica a necessidade do projeto: “Com a Onda Roxa, o comércio foi fechado novamente e isso já vem de um processo desde o ano passado. Perda de empresas, perda de empregos. Nós resolvemos buscar uma ajuda com o prefeito. Temos de ajudar os nossos comerciantes que estão afetados com a Onda Roxa, estão com o comércio fechado. Essa redução de 75%, no exercício de 2021, vai dar um alívio grande para esses lojistas”.

O vereador João Paulo Resende (DEM) pontua que vê a possibilidade do projeto acontecer e que ele será encaminhado ao Executivo municipal: “Nesse momento de pandemia, que estamos lidando com vidas, é o momento de união. Eu acho que não é o momento de ninguém tirar proveito político. Temos que, todo mundo, Executivo, Legislativo, Judiciário, população… todos temos que nos unir. Agora a CDL protocolou junto à Câmara esse “anti-projeto”, vamos dizer assim e nós já olhamos regimentalmente e podemos fazer um projeto autorizando o município a dar esse desconto no IPTU”

Famílias também

O projeto originalmente previa o desconto de 75% apenas para os comerciantes afetados pela pandemia, porém, a ideia da Câmara Municipal é estender o benefício às famílias que passam dificuldade devido ao aumento da disseminação da Covid-19 na cidade. 

Segundo o vereador João Paulo Resende, o desconto seria para aquelas famílias que realmente precisam, observando os dados do CadÚnico.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!