Fato Real
Lafaiete Política

Prefeito nega represamento de dados sobre Covid e previsão de fechamento do comércio

O registro, ao longo de toda a semana, de números elevados de contaminação pelo novo coronavírus preocupa as autoridades municipais de saúde. Nos últimos dois dias foram  80 casos a mais.

Em entrevista concedida ao “Jornal Falado Carijós” na manhã desta sexta-feira (20/11), o prefeito Mário Marcus observou que a população precisa continuar alerta.  Porém, Lafaiete ainda é uma das cidades com menores taxas de ocupação de leitos, em torno de 19%. “Isso quer dizer que houve aumento nas contaminações, mas ainda não temos alta no agravamento de quadros clínicos e de internações”, disse.

Onda 

A Macrorregião Centro- Sul de Saúde, sediada em Barbacena e que abrange a microrregião de Conselheiro Lafaiete, permanece na onda verde, que permite o funcionamento de praticamente todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Porém, por cautela, Lafaiete optou por continuar na onda amarela, um pouco mais restritiva, postura que se mostrou a mais prudente, na opinião de Mário Marcus.

Eleição

Prefeito nega retenção de dados/Foto/Arquivo
Prefeito nega retenção de dados/Foto/Arquivo

O prefeito também negou que tenha havido retenção de informações sobre a COVID-19 para evitar que os números negativos influenciassem o resultado das eleições: “O que vem acontecendo nos últimos dias não é uma situação somente de Lafaiete. Os dados não são divulgados pelo Município, mas pelo Estado, que recebe a atualização das informações antes mesmo de o Município ter ciência delas. Os testes que enviávamos para um laboratório em Ouro Preto voltaram para a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte. Também houve um aumento de testagens particulares e custeadas por empresas privadas e, com outra mudança de critério, a pessoa passou a ser testada ao apresentar qualquer síndrome gripal. Isso aumentou o número de testagens e de confirmações. Durante o período eleitoral, sofremos muita pressão de vários segmentos, mas sempre colocamos acima de tudo a vida e a saúde da nossa população. Mantivemos aberto apenas o que estava liberado na onda amarela, apesar de autorizados a liberar as atividades da onda verde”.

Comércio

NA entrevista à jornalista Gina Costa, o prefeito rechaçou veementemente a onda de boatos espalhados nas redes sociais de que o comércio voltaria a ser fechado nas próximas horas em Lafaiete por causa do aumento de contágios. A repercussão das notícias falsas foi tão forte, que entidades, como a Câmara de Dirigentes Lojistas, vieram a público desmentir as especulações.


“São muitas fake news. Durante a campanha eleitoral, falou-se amplamente que o prefeito, se fosse eleito, fecharia o comércio na segunda-feira. Nada disso procede. Estamos na onda verde, autorizados a liberar outras atividades, e estaríamos trabalhando neste sentido se não surgisse agora essa nova preocupação. Não há previsão de fechamento do comércio a curto prazo, a não ser que haja um novo pico da pandemia nos obrigando a retroceder para a onda vermelha não por vontade do prefeito ou do Município, mas em cumprimento a decisão regional dentro do programa Minas Consciente”

Fiscalização

Fiscalização será reforçada em pontos de aglomeração
Fiscalização será reforçada em pontos de aglomeração

Por outro lado, Mário Marcus avisou que as equipes vão endurecer a fiscalização, principalmente nos fins de semana, e os bares e restaurantes onde houver aglomeração pública serão fechados: “Sabemos das dificuldade que os bares e restaurantes estão passando. Fizemos fiscalizações educativas. E tivemos que fechar vários estabelecimentos que não estavam cumprindo as normas. Agora, diante da possibilidade de agravamento que está sendo anunciada, determinamos à fiscalização ações mais incisivas. Os fiscais estarão nas ruas durante todo o final de semana e a orientação é para fechar os locais onde houver aglomeração e desrespeito aos protocolos sanitários. Haverá também pontos de fiscalização no centro da cidade cobrando o uso de máscara e até mesmo multando as pessoas, já que existe uma lei neste sentido em vigor no município”, advertiu o prefeito.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!