Nesta segunda-feira (05/04) o serviço de transporte público coletivo começou a ser oferecido pelas vans escolares em Conselheiro Lafaiete. No entanto, o primeiro dia foi de muita reclamação por parte dos usuários.

Segundo os passageiros, houve uma grande demora das vans para realizarem o transporte dos passageiros. Passageiros relataram a equipe do Fato Real que passaram mais de uma hora aguardando por alguma van.
Maria Luisa Marra, moradora do bairro Paulo VI, pontua que o valor cobrado pelos aplicativos de locomoção é muito alto para o deslocamento frequente. Ela também reclamou da demora dos carros e da crise do transporte público na cidade: “Está péssimo, nunca vi uma situação dessas, sinceramente”.
Marlene de Oliveira, uma das motoristas de van, explica como está sendo o oferecimento do serviço. Segundo ela, serão utilizados os mesmos pontos de embarque e desembarque dos ônibus. Ela ainda esclareceu a questão dos cartões e gratuidades: “Nós só estamos trabalhando com dinheiro no momento. O que foi passado para gente foi só o dinheiro. A Prefeitura ficou de verificar a parte jurídica em relação aos idosos, se vamos transportar dois idosos por viagem. Mas está na parte jurídica ainda”.

Tarifa
As vans escolares que começaram a rodar nesta segunda-feira já estão cobrando a tarifa nova de R$3.60. Os veículos que prestarão o serviço de maneira emergencial terão suas rotas identificadas no para-brisa através de um adesivo.