Fato Real
Lafaiete

Para prefeito, pandemia controlada na cidade possibilitou o avanço de Lafaiete para Onda Amarela

Em entrevista a jornalista Gina Costa no Jornal Falado Carijós, na manhã desta sexta-feira (29/01), o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, comentou sobre as mudanças no programa Minas Consciente e o avanço da cidade para a Onda Amarela.

Nesta quarta-feira (27/01), o programa Minas Consciente anunciou uma modernização de suas diretrizes. Agora, todas as atividades podem funcionar independentemente de qual onda as cidades se encontrem, mas há algumas restrições.

Para o chefe do Executivo, as alterações nos protocolos sugeridos pelo Minas Consciente mostram que não existe nenhum interesse do programa em punir o comércio. E que as mudanças devem-se a sugestões dos prefeitos que acompanham o cotidiano dos comerciantes das cidades. Mário Marcus ainda considera um acerto de sua administração o fato da cidade não ter saído do Minas Consciente, no momento de maior pressão do setor comercial, visto que, segundo ele, as lojas do município não estariam abertas se ele tivesse saído do programa.

Onda Amarela

Conselheiro Lafaiete vai para a Onda Amarela nesta sexta-feira (29/01). Para o prefeito, a cidade  avança no programa devido às melhoras dos índices, principalmente a ocupação de leitos: “Nossa ocupação de leitos chegou a 78%. É um índice muito preocupante e era necessário que houvesse uma regressão para conter a pandemia no nosso município. E isso aconteceu.”

Bares, restaurantes e academias poderão funcionar normalmente. O que muda são as regras de distanciamento e taxa de ocupação por metro quadrado. Confira aqui as orientações.

Controle

Mário Marcus afirma que a pandemia está sob controle na cidade. Uma das evidências dessa afirmação é o fato da ocupação de leitos de Lafaiete ser uma das mais baixas da região e do estado.

O prefeito pede, no entanto, que a população e os donos de estabelecimentos comerciais mantenham medidas de prevenção a Covid-19 para que a cidade não recue novamente para a Onda Vermelha.

Leitos

Para o prefeito, Lafaiete puxa os índices da macrorregião para cima por ter criado os 27 leitos de UTI e 69 Clínicos que foram demandados pelo estado. Segundo o mandatário, o fato de Congonhas não ter feito o mesmo fez com que a cidade tenha chegado ao esgotamento dos seus leitos.

Segundo o prefeito, Lafaiete já está atendendo pacientes de Congonhas, Entre Rios e Ouro Branco em seus leitos.

Vacina

Profissionais de saúde e idosos moradores de asilos estão sendo vacinados contra Covid-19 nessa primeira remessa de imunização. Segundo o prefeito, ainda não há previsão para que chegue uma segunda remessa do estado.

Mário Marcus pontuou que ainda não há nenhuma informação de fura-filas na imunização contra o novo coronavírus na cidade. O prefeito também confirmou que não houve nenhum caso de comprometimento de segurança dos locais de armazenamento da vacina ou furto como aconteceu em Carandaí e São João del-Rei. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!