Moradores do bairro Cachoeira, em Lafaiete enfrentam um problema com caminhões que transportam lixo para o aterro sanitário regional. Os veículos derrubam um líquido que deixa o percurso por onde passam com mau cheiro.
Uma moradora relata o problema: “Eles sobem escorrendo um líquido, acredito que seja um chorume ou o lixo pega chuva e vira uma água contaminada. Eles sobem escorrendo na rua toda, principalmente na parte mais íngreme.O cheiro fica insuportável e o risco de se contaminar com infinitos vírus e bactérias é imenso”.
A moradora relata que teme pela própria saúde e dos vizinhos. Ainda segundo ela, cerca de cinco carretas passam todo dia pelo local levando o lixo para o aterro sanitário. É recorrente a dificuldade de algumas subirem as ruas mais íngremes, como parte da Antônio Aureliano. Justamente momento em que o líquido fétido e contaminado escorre.

O aterro sanitário regional, construído na localidade de Alto da Varginha em Lafaiete, é viabilizado por meio do Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos) do qual fazem parte as prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. O Ecotres é um consórcio intermunicipal formado para dar destinação adequada aos resíduos sólidos
Resposta
Mário Marcus, presidente da Ecotres, e prefeito de Lafaiete informou que seria analisada situação e uma resposta seria dada á comunidade da Cachoeira até esta quinta-feira (18/02).
Foi identificado que o problema ocorrido mais recentemente envolve o transporte de lixo vindo de Barbacena. No entanto, o Consórcio informou ao Fato Real que houve há pouco tempo mudança da empresa responsável pelo serviço. Outra justificativa apresentada é que no período de chuva a carga acaba molhando e escorre o líquido, que não é considerado chorume.O chorume origina-se de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.
Outra informação confirmada pelo Ecotres é que hoje ocorreria uma reunião, quando seria decidida uma nova rota para que os caminhões transportadores cheguem ao aterro sanitário regional, sem passar pelo bairro Cachoeira.