Fato Real
Destaque Lafaiete

Moradores da Cachoeira enfrentam problema com caminhões que transportam lixo para aterro sanitário

Moradores do bairro Cachoeira, em Lafaiete enfrentam um problema com caminhões que transportam lixo para o aterro sanitário regional. Os veículos derrubam um líquido que deixa o percurso por onde passam com mau cheiro.

Uma moradora relata o problema: “Eles sobem escorrendo um líquido, acredito que seja um chorume ou o lixo pega chuva e  vira uma água contaminada. Eles sobem escorrendo na rua toda, principalmente na parte mais íngreme.O cheiro fica insuportável e o risco de se contaminar com infinitos vírus e bactérias é imenso”.

A moradora relata que teme pela própria saúde e dos vizinhos. Ainda segundo ela, cerca de cinco carretas passam todo dia pelo local levando o lixo para o aterro sanitário. É recorrente a dificuldade de algumas subirem as ruas mais íngremes, como parte da Antônio Aureliano. Justamente momento em que o líquido fétido e contaminado escorre. 

Veículos passam várias vezes por dia no bairro
Veículos passam várias vezes por dia no bairro

O aterro sanitário regional, construído na localidade de Alto da Varginha em Lafaiete,  é viabilizado por meio do Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos) do qual fazem parte as prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. O Ecotres é um consórcio intermunicipal formado para dar destinação adequada aos resíduos sólidos

Resposta

Mário Marcus, presidente da Ecotres, e prefeito de Lafaiete informou que seria analisada  situação e uma resposta seria dada á comunidade da Cachoeira até esta quinta-feira (18/02).

Foi identificado que o problema ocorrido mais recentemente envolve o transporte de lixo vindo de Barbacena. No entanto, o Consórcio informou ao Fato Real que houve há pouco tempo mudança da empresa responsável pelo serviço. Outra justificativa apresentada é que no período de chuva a carga acaba molhando e escorre o líquido, que não é considerado chorume.O chorume origina-se de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.

Outra informação confirmada pelo Ecotres é que hoje ocorreria uma reunião, quando seria decidida uma nova rota para que os caminhões transportadores cheguem ao aterro sanitário regional, sem passar pelo bairro Cachoeira.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!