Fato Real
Lafaiete Política

Mário Marcus anuncia secretariado para novo mandato

O prefeito reeleito de Conselheiro Lafaiete reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira (29/12), no auditório do Solar do Barão de Suaçuí, para apresentar a equipe de governo que trabalhará com ele no segundo mandato, que se inicia no primeiro dia de 2021. Confirmando o que já se previa, Mário Marcus preferiu manter a maioria dos auxiliares que já vinham trabalhando com ele na atual gestão. Contudo, haverá substituições em alguns cargos-chave do secretariado.

Prefeito e vice em anúncio do secretariado para o segundo mandato
Prefeito e vice em anúncio do secretariado para o segundo mandato

Moisés Matias Pereira, por exemplo, não permanecerá no comando da pasta da Educação e será substituído pelo professor Albano de Souza Tibúrcio, atual diretor da escola Meridional. Professor Albano foi elogiado pelo prefeito pela forma como conduziu a mudança de local causada pela interdição da escola, no início deste ano, por determinação da companhia Vale, proprietária do antigo imóvel onde a instituição funcionava. A Secretaria de Educação responde também pelos assuntos relacionados à área esportiva.

Delman Paiva assume a Ouvidoria Municipal.

O advogado Felipe Vagner Batista, que se destacou como administrador do cemitério Vale do Ipê ao longo da atual gestão será o secretário de Administração, substituindo João Batista de Assis Pereira.

A Secretaria de Governo passará a ser exercida por Simone do Carmo, que já integrava a chefia de gabinete da atual gestão.

Marcelo Sanna continuará trabalhando no primeiro escalão, mas como secretário de Planejamento. O comando do setor de Obras será confiado ao engenheiro Daniel Moreira Coelho, cuja missão será agilizar a execução dos projetos da Prefeitura.

Por outro lado, outros seguem no estafe governamental graças ao desempenho positivo alcançado no primeiro mandato. Rita de Kassia Silva Melo será mantida na Secretaria Municipal da Saúde, principalmente, em razão de sua atuação no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Até à chegada de Rita, o setor de saúde enfrentou turbulências e dois secretários passaram pela secretaria sem conseguir se firmar no posto.

Quem também continua na equipe de Mário Marcus é o atual secretário Municipal da Fazenda, Cláudio de Castro Sá Filho, bem como Rolff Ferraz, que segue respondendo pelos assuntos da pasta de Defesa Social, e Magda Cupertino, mantida na chefia da Secretaria de Desenvolvimento Social

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana esteve presente no anúncio
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana esteve presente no anúncio

A área da Cultura volta a ter uma secretaria autônoma, cujo titular será Geraldo Lafayette; derrotado na eleição para vereador em 15 de novembro. Geraldo contou com o apoio de colegas na Câmara, que pediram publicamente sua volta à Secretaria de Cultura, função que ocupou na maior parte do atual governo de Mário Marcus. A Secretaria da Desenvolvimento Econômico, cujo guarda-chuva abrigou a pasta da Cultura no último ano da atual gestão, continuará sob o comando de Rafael Lana

Um dos segmentos mais criticados da atual administração, constantemente acusado de morosidade, o setor jurídico da Prefeitura não terá mudanças, pelo menos, a curto prazo. O atual procurador municipal, José Antônio dos Reis Chagas, permanece exercendo as funções na nova administração; contudo, o prefeito adiantou que haverá adequações futuras na área jurídica do município. De imediato, anunciou que a Controladoria Municipal vai ser ocupada por Gabriel Costa Navais.

Conforme o prefeito ressaltou no início da entrevista, não serão muitas as mudanças para o início da nova gestão. Mário Marcus informou que as correções que se fizerem necessárias irão se aprofundando no decorrer do novo mandato.

Confira o secretariado completo:

  • Secretário de Administração: Felipe Vagner Batista
  • Secretário de Cultura: Geraldo Lafayette
  • Secretário da Fazenda: Cláudio de Castro Sá Filho
  • Secretária de Desenvolvimento Social: Magna Cupertino
  • Secretário de Educação e Esporte: Prof. Albano de Souza Tibúrcio
  • Secretária de Saúde: Rita de Kássia Silva Melo
  • Secretário de Defesa Social: Rolff Ferraz Carmo
  • Secretária de Governo: Simone do Carmo Silva
  • Secretário de Obras, Planejamento e Meio Ambiente: Eng. Daniel Moreira Coelho
  • Ouvidor Municipal: Delman de Oliveira Paiva
  • Controlador Municipal: Gabriel Costa Navais
  • Procurador Municipal: José Antônio dos Reis Chagas
  • Secretário de Desenvolvimento Econômico: Rafael Castro Lana
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!