Fato Real
Lafaiete

Lafaiete registra 40 novos casos de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo

Pelo segundo dia consecutivo, Conselheiro Lafaiete registra 40 (quarenta) novos casos de Covid-19. É o que confirma o boletim epidemiológico desta quinta-feira 19/11. Quarenta é o recorde de casos diários na cidade desde o início da pandemia.

Dúvidas sobre Covid-19 podem ser esclarecidas em Lafaiete pelo telefone  3769-2637  de 7h às 19h.

Leitos

A ocupação dos leitos em Lafaiete  hoje está em 19% em leitos de UTI e 9% em clínicos.
Para o cálculo da taxa de ocupação de leitos exclusivos COVID-19 estão sendo considerados os leitos do Hospital de Campanha e do Hospital e Maternidade São José.

Confira abaixo, na íntegra nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde informa que nos últimos dias foi registrado aumento do número de casos positivos no município, bem como em todo o Estado.
Esclarecemos que um dos fatores que tem ocasionado o aumento deste número é a ampliação da testagem pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para todos os casos leves de Síndrome Gripal com suspeita de infecção pelo SARS-CoV-2, o novo coronavírus.

Com o aumento das coletas, o município tem encaminhado, em média, 32 amostras por dia, sendo que os resultados demoram pelo menos 4 dias úteis para serem disponibilizados, o que pode acumular resultados, elevando o número de casos positivos divulgados.

De acordo com o laboratório responsável pelas análises há um grande número de amostras sendo enviadas e, em alguns casos é necessário priorizar o exame, como, por exemplo, nos casos de óbitos suspeitos.
Fazendo a análise das notificações recebidas pela rede de saúde privada e pública, constatou-se que a maioria dos casos positivos notificados pela rede privada são pessoas que estão sem sintomas gripais (assintomáticos), que procuraram os laboratórios para realizar o teste e também empregados de médias e grandes empresas que têm testado de forma periódica seus colaboradores.
O município monitora, diariamente, a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI que tem se mantido estável. Esta taxa é um indicador que deve ser avaliado juntamente com a incidência dos casos de COVID-19.

O setor de saúde ressalta a importância de se manter os protocolos sanitários, principalmente quanto ao uso da máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento social, medida esta, que segundo os especialistas na doença, é o meio mais eficaz no controle, até que seja disponibilizada uma vacina.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!