“É pura inspiração divina o aniversário de Conselheiro Lafaiete ser comemorado em setembro, o mês mais florido do ano, e em plena véspera da chegada da primavera”. O comentário foi feito pelo secretário municipal de Cultura ao anunciar a série de eventos que serão realizadas a partir desta quinta-feira, dia 19, para assinalar a passagem dos 229 anos de fundação do antigo Arraial de Queluz, posteriormente elevado a Vila Real de Queluz, Queluz de Minas e Conselheiro Lafaiete.
Dia do aniversário
Geraldo Lafayette explicou que, como o aniversário não é mais feriado municipal, está sendo preparada uma programação bastante simples, mas cheia de significado.
Durante todo o dia, haverá atividades sociais e culturais promovidas pela UNIPAC juntamente com a COPASA na praça da rodoviária. Simultaneamente, o 31º Batalhão da Polícia Militar realiza outra série social e recreativa no bairro Santa Matilde.
À noite será celebrada missa em Ação de Graças na igreja de Santa Efigênia e, em seguida, a Câmara Municipal realiza sessão solene no Centro Cultural da Escola Estadual Narciso de Queirós.

Festivais e outras atividades
O secretário municipal de Cultura lembrou que a temporada comemorativa foi aberta pelos desfiles de 07 de setembro, quando as escolas foram convidadas a homenagear personalidades que se destacaram na história de Conselheiro Lafaiete.
A programação começou antes e continua depois da data de aniversário da cidade. Na sexta-feira (20) crianças da escola Paraíso Infantil encenam uma opereta com músicas compostas por elas mesmas juntamente com a professora Mariângela de Lourdes Silva. No sábado (21) o Solar do Barão de Suaçuí abre as portas para a realização de sessão solene em que será comemorado o 26º aniversário da Academia de Ciências e Letras juntamente com os 229 anos de Lafaiete.
Domingo (22) é dia pra ninguém ficar em casa. Geraldo Lafayette convida todo mundo a lotar a praça Tiradentes pra ver a banda passar. Aliás, as 20 corporações musicais que já confirmaram participação no 37º Festival de Bandas. As apresentações começam às nove da manhã e devem se estender até o meio da tarde.
À noite, após a missa na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, violões e bandolins enchem a noite lafaietense de melodia e romantismo na 24ª edição do Festival de Seresta.
O roteiro comemorativo tem uma atração que não faz parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Cultura, mas que se integra a ele pelo caminho da afetividade: é o concerto que o Madrigal Roda Viva apresenta no sábado da próxima semana na matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Dia 25 de setembro as 19h será celebrada a tradicional Missa em Ação de Graças pelos 229 anos de emancipação política de Conselheiro Lafaiete na Catedral da Boa viagem em Belo Horizonte. Promoção dos lafaietenses residentes na capital.