Fato Real
Lafaiete

Aniversário! Lafaiete celebra hoje 229 anos

 

“É pura inspiração divina o aniversário de Conselheiro Lafaiete ser comemorado em setembro, o mês mais florido do ano, e em plena véspera da chegada da primavera”. O comentário foi feito pelo secretário municipal de Cultura ao anunciar a série de eventos que serão realizadas a partir desta quinta-feira, dia 19, para assinalar a passagem dos 229 anos de fundação do antigo Arraial de Queluz, posteriormente elevado a Vila Real de Queluz, Queluz de Minas e Conselheiro Lafaiete.

Dia do aniversário

Geraldo Lafayette explicou que, como o aniversário não é mais feriado municipal, está sendo preparada uma programação bastante simples, mas cheia de significado.

Durante todo o dia, haverá atividades sociais e culturais promovidas pela UNIPAC juntamente com a COPASA na praça da rodoviária. Simultaneamente, o 31º Batalhão da Polícia Militar realiza outra série social e recreativa no bairro Santa Matilde.

À noite será celebrada missa em Ação de Graças na igreja de Santa Efigênia e, em seguida, a Câmara Municipal realiza sessão solene no Centro Cultural da Escola Estadual Narciso de Queirós.

Cidade completa hoje 229 anos

Festivais e outras atividades

O secretário municipal de Cultura lembrou que a temporada comemorativa foi aberta pelos desfiles de 07 de setembro, quando as escolas foram convidadas a homenagear personalidades que se destacaram na história de Conselheiro Lafaiete.

A programação começou antes e continua depois da data de aniversário da cidade. Na sexta-feira (20) crianças da escola Paraíso Infantil encenam uma opereta com músicas compostas por elas mesmas juntamente com a professora Mariângela de Lourdes Silva. No sábado (21) o Solar do Barão de Suaçuí abre as portas para a realização de sessão solene em que será comemorado o 26º aniversário da Academia de Ciências e Letras juntamente com os 229 anos de Lafaiete.

Domingo (22) é dia pra ninguém ficar em casa. Geraldo Lafayette convida todo mundo a lotar a praça Tiradentes pra ver a banda passar. Aliás, as 20 corporações musicais que já confirmaram participação no 37º Festival de Bandas. As apresentações começam às nove da manhã e devem se estender até o meio da tarde.

À noite, após a missa na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, violões e bandolins enchem a noite lafaietense de melodia e romantismo na 24ª edição do Festival de Seresta.

O roteiro comemorativo tem uma atração que não faz parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Cultura, mas que se integra a ele pelo caminho da afetividade: é o concerto que o Madrigal Roda Viva apresenta no sábado da próxima semana na matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Dia 25 de setembro as 19h será celebrada a tradicional Missa em Ação de Graças pelos 229 anos de emancipação política de Conselheiro Lafaiete na Catedral da Boa viagem em Belo Horizonte. Promoção dos lafaietenses residentes na capital.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!