Fato Real
Lafaiete

Hospital São José testa familiares de funcionários para Covid-19

HMSJ tem Leitos exclusivos para tratamento da COVID
HMSJ tem Leitos exclusivos para tratamento da COVID

Com vagas de CTI ampliadas, equipado e preparado para atender a pacientes graves de COVID-19, o Hospital e Maternidade São José, em Conselheiro Lafaiete, está testando familiares de funcionários a fim de detectar possíveis contágios pelo novo coronavírus. Os trabalhadores da instituição que não apresentam sintomas gripais já são testados, no mínimo, uma vez por mês desde o início da pandemia.

O objetivo da testagem dos parentes próximos é assegurar a tranquilidade das famílias dos profissionais diretamente empenhados na luta contra a COVID. A precaução é plenamente justificável, pois 11 funcionários do hospital São José foram afastados por causa da COVID desde o início da pandemia. De acordo com a enfermeira responsável técnica Taciane Osório Pamplona, o teste abrange familiares dos trabalhadores de diversos setores da instituição, como os serviços de controle de infecção hospitalar, segurança do trabalho, recursos humanos, higienização, recepção e equipe de enfermagem.

Os testes para detecção do novo coronavírus foram doados ao hospital São José pela empresa Vale. Cada funcionário pode indicar até quatro familiares e, para evitar aglomerações, os testes são previamente agendados. O resultado sai em apenas 15 minutos e as orientações são feitas imediatamente com base na conclusão obtida. Elas incluem instruções sobre isolamento social, e maneiras de prevenir eventuais complicações decorrentes da COVID-19.

A enfermeira Taciane Pamplona repercutiu a satisfação dos funcionários e seus familiares pela atitude do Hospital e Maternidade São José: “A iniciativa foi muito positiva. Temos relatos de funcionários e familiares agradecendo e elogiando a ação da instituição. Não estamos pensando apenas no funcionário, mas também naqueles que estão à sua volta. Em casa, o trabalhador tem à sua espera a mãe, o pai, os filhos e é preciso dar segurança a eles também. Estamos obtendo o retorno positivo por meio de manifestações de gratidão”, declarou a responsável técnica.

Fonte: Rádio Carijós.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!