Fato Real
Lafaiete

Hospital São José apresenta hoje novos leitos de UTI para enfrentamento à COVID-19

O Hospital e Maternidade São José ativa oficialmente nesta segunda-feira (13/07) 17 leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivamente para o tratamento de pacientes graves de Covid-19. A estrutura se soma ao único leito da instituição que já vinha sendo usado no enfrentamento à  pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo Luiz Ricardo Martins Ribeiro (foto) provedor do Hospital e Maternidade São José, a abertura dos novos leitos atende à necessidade do Município, que não conseguiu cobrir a cota exigida pelo programa “Minas Consciente” apenas com a estrutura de campanha montada nas instalações físicas do hospital São Camilo. As novas vagas resultam de parceria firmada pelo hospital com a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde, entre outros setores do Executivo Municipal.

Contrariando a expectativa do prefeito Mário Marcus, que declarou diversas vezes que os novos leitos de UTI permaneceriam ativos após à pandemia para atender a pacientes de Lafaiete e região, o provedor do Hospital e Maternidade São José disse que a instituição assumirá permanentemente  apenas parte da estrutura construída, ou seja: no máximo, 10 dos leitos continuarão sendo geridos pelo hospital: “A Secretaria de Saúde sabe muito bem da dificuldade para se conseguir internar pacientes em UTI. Como o hospital já é referência do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), já vive sobrecarregado com a quantidade de pessoas acidentadas ou vítimas de outras patologias. Acreditamos que, se for mantido o hospital São Camilo com 10 leitos e a maternidade com 20, será muito bom para a população”, afirmou o provedor em entrevista ao “Jornal Falado Carijós”.

A apresentação à comunidade dos novos leitos de unidade de terapia intensiva acontece às duas da tarde e será transmitida pela página do Hospital e Maternidade São José no Facebook. As novas vagas entram efetivamente em operação amanhã.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!