Fato Real
Lafaiete

Dia de Finados em Lafaiete terá cemitério fechado e ausência de missas

As limitações impostas pela pandemia de COVID-19, provoca mudanças também no Dia de Finados em Conselheiro Lafaiete. A principal delas, é a não visitação no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.

Sem missas

Cemitérios da cidade definiram horários especiais de atendimento e estão adotando todas as cautelas previstas para evitar aglomerações e minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus. Quem puder antecipar a visita para o fim de semana, ou postergar para após o feriado, também está sendo orientado a fazê-lo.

Excepcionalmente, na segunda-feira 02 de novembro, feriado do Dia de Finados, não haverá missas nem quaisquer outras celebrações religiosas nos cemitérios Jardim do Éden, Vale do Ipê e Nossa Senhora da Conceição.

Horários e esquemas de funcionamento

Cemitério Jardim do Éden
Cemitério Jardim do Éden

O cemitério Jardim do Éden, que tem gestão particular, estará de portões abertos das seis horas da manhã às cinco da tarde.

No Vale do Ipê, que é gerido pelo Município, os túmulos poderão ser visitados somente entre as oito da manhã e duas horas da tarde. Em anos anteriores ocorreram, em média, dois visitantes por familiar sepultado e havia um grande fluxo de pessoas no local.  Agora, porém, a recomendação é de que apenas um visitante preste homenagem presencial a cada ente querido para afastar o risco de superlotação.

Cemitério fechado

Considerado o maior da cidade, o cemitério Nossa Senhora da Conceição estará fechado no Dia de Finados. Para que visitantes tenham a oportunidade de amenizar a saudade das pessoas queridas sepultadas no local, o cemitério estará aberto no fim de semana que antecede a data de 8h às 17h, retornando na terça-feira, pós feriado, também com funcionamento normal. Não haverá qualquer tipo de atividade de atendimento ou celebração no Cemitério N. Sra. da Conceição no dia 02 de novembro,  a não ser a excepcionalidade de plantão para sepultamentos.

Prevenção

Exatamente em razão dos riscos decorrentes da pandemia, nos três cemitérios o acesso só será permitido para quem estiver usando máscara. Os administradores são enfáticos ao solicitar que crianças, idosos e pessoas pertencentes a grupos de risco deixem de visitar os cemitérios desta vez. Os demais precisam evitar a todo custo a ocorrência de aglomerações e, se puderem, devem levar álcool em gel de casa e fazer constantemente a higienização das mãos.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!