Fato Real
Lafaiete

Demissão de funcionário é cancelada e ônibus voltam a circular em Lafaiete

Funcionários ameaçaram nova paralisação nesta manhã
Funcionários ameaçaram nova paralisação nesta manhã

Os ônibus da Viação Presidente já voltaram a circular na cidade de Conselheiro Lafaiete. Nas primeiras horas desta terça-feira (02/02), apenas quatro veículos inicialmente prestaram o serviço coletivo público pela cidade.

A empresa atrasou novamente o acordo que tinha com os funcionários para o pagamento de um adiantamento na sexta-feira (29/01).

Demissão

O estopim para a paralisação aconteceu devido à demissão por justa causa de um dos trabalhadores da empresa, Pedro Henrique da Silva, que teria acontecido por sua atuação na greve dos funcionários da concessionária.

Após negociações, a empresa firmou o compromisso de pagar na próxima sexta-feira (05/02) o que deveria ter sido pago no dia 29. Na outra sexta-feira (12/02) mais uma parcela será paga pela Viação Presidente. O acordo foi aceito pelos trabalhadores, mediante  cancelamento  da demissão do funcionário; o que foi aceito pela empresa. Com isso os ônibus voltaram a circular com a mesma escala dos domingos.

Ônibus circulam com escala de domingo
Ônibus circulam com escala de domingo


O advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Conselheiro Lafaiete (SINTTROCOL), Antonio Braga, explica que durante  estado de greve uma empresa só pode demitir  por justa causa, no entanto, ele enxerga que não há motivo para essa decisão: “Nós entendemos que nesse caso não caiba a justa causa, porque não houve nenhum ato de violência, não houve prática de nenhum ato que causasse lesão na empresa. E principalmente pelo fato que a justa causa só justifica quando a punição vem imediatamente ao ato”.


Os funcionários da Viação Presidente continuam em estado de greve até o dia 12 de fevereiro, podendo reiniciar a paralisação a qualquer momento, caso ocorra descumprimento do acordo firmado.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!