Fato Real
Lafaiete

Decisão de aguardar total de doses para seguir com vacinação em Lafaiete repercute negativamente

Repercutiu de maneira bastante negativa nas redes sociais a informação divulgada nesta terça-feira 30/03 pela Secretaria Municipal de Saúde sobre o esquema de vacinação da população lafaietense com a mais nova remessa de imunizante contra a Covid-19.

Ainda durante a tarde foram várias manifestações junto à redação do Fato Real sobre a interrupção da vacinação nos próximos dias, que coincidem com o feriado da Semana Santa. Sobre o fato a prefeitura respondeu por meio da assessoria de comunicação que “quinta feira será ponto facultativo, Sexta-Feira da Paixão é feriado, sábado e domingo (final de semana)”.

Vacinação

À despeito de todo empenho e esgotamento pela intensificação dos trabalhos recentemente, a decisão de incluir funcionários que atuam no setor de vacinação  no feriado prolongado suscitou discussão devido ao momento grave de pandemia que tem na imunização a maior esperança de combate ao novo Coronavírus.

Aguardar mais doses

O agravante da situação ocorreu no final desta tarde quando foi divulgado que a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete recebeu ontem a 9ª remessa de doses da vacina contra Covid-19 para dar início à vacinação de idosos na faixa etária de 69 a 65 anos, a próxima a ser vacinada, seguindo os critérios da Secretaria de Estado da Saúde. Entretanto, o município possui nesta faixa 5.650 idosos cadastrados e recebeu apenas 1.220 doses, número insuficiente para cobrir toda esta faixa etária.

A Secretaria de Saúde decidiu, então, aguardar o envio de nova remessa prevista para a próxima semana, para complementar o quantitativo e iniciar a vacinação de 69 a 65 anos “pois não há critério estabelecido para vacinar apenas alguns idosos”.

Entre as críticas e sugestões que surgiram estão a imunização sim, dos 1220 idosos para as quais as doses já estão disponíveis, com a sequência dos demais tão logo as novas doses sejam enviadas. “Melhor ter 1220 vacinados que nenhum e aguardar mais vacinas. O vírus não espera”, afirma José Marcelo Rocha, em email ao Fato Real.

“Mas podem começar só com os de 69 pra ir adiantando? Não? Tô revoltada! A vacina é nossa! Um dia é muito tempo pra uma cidade que está morrendo gente todo dia. Perdi um vizinho muito querido ontem. O casal de idosos morava embaixo da minha casa sozinho, e ver minha vizinha chorando da janela sem poder ir lá. Ainda ler um absurdo desse que vão guardar a vacina. Tô muito brava”, disse Erica Braga.

“Não é preciso vacinar a faixa inteira. Estás 1218 doses com certeza são suficientes para vacinar os de 69 anos. É o que todos os municípios estão fazendo – vacinando por idade para adiantar a vacinação e não por faixa. Pela incompetência da prefeitura ocorrerá ainda mais mortes já que está represando 1218 vacinas sem haver necessidade”, opinou Rodrigo Martins em postagem feita pela prefeitura no Facebook.  Lembrando que a secretaria informou que são 1220 doses, e não 1218 como ele citou no comentário.

O Fato Real questionou a administração municipal sobre a decisão e aguarda retorno.

Calendário

Segundo a  Secretaria de Saúde, as pessoas com 71 e 70 anos receberão a vacina nesta quarta-feira (31).

Como programado e divulgado a partir de segunda-feira, 05/04, terá início a vacinação da 2ª dose (D2) dos idosos na faixa etária de 84 a 80 anos, sendo realizada em domicílio pela equipe de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!