Fato Real
Destaque Lafaiete

Cresce a expectativa pela chegada da vacina contra a Covid-19 em Lafaiete

É grande a expectativa pela chegada da vacina
É grande a expectativa pela chegada da vacina

Em entrevista a jornalista Gina Costa no “Jornal Falado Carijós” na manhã desta sexta-feira (15/01) a secretária de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo, detalhou as ações que serão tomadas pelo município em relação a vacinação contra a Covid-19.

São 51 municípios da macrorregião. O estado definirá quantas doses chegarão para cada município, com base na disponibilidade da vacina. A secretária lembrou que neste primeiro momento não haverá doses para todos os lafaietenses e que grupos prioritários serão vacinados.

Esquema de vacinação

Lafaiete possui 31 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF), mais seis unidades na zona rual. Essas unidades possuem hoje câmara fria, que foram instaladas no mês de novembro. Esse equipamento é essencial para o armazenamento das vacinas.

A vacinação será feita nos Postos de Saúde, porque além de estarem preparados para o armazenamento dos imunizantes, estes serão responsáveis pelo controle e registro em tempo real de pessoas vacinadas.

É necessário que cada cidadão tenha consciência das prioridades e como respeitar  os protocolos ao se dirigir até os locais de vacinação, que serão rigorosamente controlados e contarão com apoio dos órgãos de segurança, caso necessário.

Outras informações sobre a logística  montada em Lafaiete deverão ser detalhadas em breve,

Governador em Barbacena

O governador Romeu Zema disse que após 48 horas da liberação da vacina, já começa a distribuição em Minas Gerais. O uso emergencial do imunizante desenvolvido por Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac será decidido no domingo (17/01) pela Anvisa.

Governador estará hoje em Barbacena, Lafaiete está na mesma macrorregião de saúde
Governador estará hoje em Barbacena, Lafaiete está na mesma macrorregião de saúde

Barbacena recebe, nesta sexta-feira (15), a visita de Romeu Zema. O governador vai vistoriar a chegada de insumos, agulhas e seringas, que serão entregues à Superintendência Regional de Saúde para a  vacinação contra a Covid-19.

A Superintendência Regional de Saúde, sediada em Barbacena (da qual Lafaiete faz parte) receberá aproximadamente 170.500 seringas agulhadas para a vacinação contra a Covid-19.

O Estado adquiriu cerca de 7 milhões de seringas, mais de 450 câmeras frias, que servirão para armazenamento dos imunizantes, também serão entregues. O trabalho de distribuição dos insumos está sendo feito em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, além do auxílio das Forças Armadas.

Prioridade

Ministério da Saúde altera grupos prioritários para vacinação da Covid. Clique aqui e leia as alterações.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!