Fato Real
Lafaiete

Companhia Xadrez Dance é o mais novo Ponto de Cultura de Lafaiete

A Companhia Xadrez Dance acaba de se tornar a segunda entidade de Conselheiro Lafaiete a ser reconhecida como Ponto de Cultura.

Wellington  comemora a conquista
Wellington comemora a conquista

A conquista foi anunciada por Wellington Souza, coordenador do projeto Hip Hop Real,  e integrante do conselho gestor da Xadrez Dance: “Ficamos muito felizes ao receber esta semana a confirmação de que passamos a ser o mais novo Ponto de Cultura de Lafaiete. É com muita alegria que iremos nos juntar ao Projeto Gentileza, até então o único na cidade a deter este título. Vínhamos buscando este reconhecimento ao longo dos últimos dois anos. Como temos na dança o nosso carro-chefe, a elevação a Ponto de Cultura confere ao Xadrez Dance maior visibilidade, inclusive junto aos governos estadual e federal”.

Segundo Wellington Souza, para ser reconhecida como Ponto de Cultura, a Companhia Xadrez Dance precisou atender a alguns requisitos, como funcionar em sede própria e estar promovendo atividades culturais filantrópicas há, no mínimo, dois anos. Para a companhia, um dos benefícios diretos advindos da posição recém-conquistada é a oportunidade de participar dos editais lançados pelo  município e até pelo estado, cujo acesso só é permitido aos pontos de cultura.

De acordo com Wellington Souza, a destinação de verbas para financiar as atividades da companhia também será desburocratizada. O coordenador ressaltou, ainda, que o reconhecimento à Xadrez Dance servirá de estímulo para que outras entidades lafaietenses que promovem a arte e a cultura também lutem para ser credenciadas.

Localizada no bairro Real de Queluz, a Companhia Xadrez Dance, além de oferecer aulas de dança, também se dedica a atrair os jovens da comunidade para atividades artísticas, culturais e de lazer como danças de rua, composição e rima (voltada para os aficionados do RAP) e formação de DJs, entre outras. Os cursos são ministrados voluntariamente pelos professores e ninguém paga nada para participar.

Conheça

A Associação Cultural Artística e Desportiva Cia Xadrez Dance de Lafaiete funciona há mais de uma década. Nela, são desenvolvidas aulas de dança como as batalhas de Breaking, Hip Hop, All styles, e outras, em grupos, trios, duos e solos. Com os novos equipamentos adquiridos, será possível implantar aulas de formação de DJ’s e de rimas (composições musicais).

Há 10 anos a entidade organiza um festival de dança de alcance nacional, sempre realizado em Conselheiro Lafaiete, com grande público e conquista de várias premiações.

Para saber mais sobre a Cia Xadrez Dance e conhecer melhor o trabalho realizado por eles, é só ir ate sua sede  à rua Lais Costa Francisco 180, no bairro Real de Queluz ou entrar em contato pelo telefone  (31) 9 8703-6156.

Leia também:  Glaycon Franco reconhece trabalho cultural e inclusivo da Cia Xadrez Dance de Lafaiete.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!